De Niterói para Rio Bonito: SAMU 192 se capacita para o resgate em afogamento
Na continuidade do Capacita SAMU de treinamento para o resgate em afogamentos, a Coordenação Regional da Metropolitana 2 realizou na quarta (10/02) uma capacitação com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de seus sete municípios no Parque da Caixa D’Água em Rio Bonito. A atividade, agora em água doce, vem na sequência de instruções onlines e a realizada na Praia de Adão e Eva, em Niterói, no dia 21/01.
As aulas foram divididas em três grupos: os acidentes com agravos, comuns em região de cachoeiras como mergulho em águas rasas (trauma raquimedular) e queda em pedras; as intervenções nos casos de afogamentos de graus 3 e 4; e a ressuscitação cardiopulmonar em casos graves, de graus 5 e 6.
“Ao fazer a retirada e estabilização do corpo com a prancha é importante saber identificar qual o grau de afogamento da pessoa para agir da melhor forma”, afirmou Fabio Sá, um dos instrutores, também chamados de “multiplicadores” - aqueles que disseminam as informações para suas bases - em tarefa dividida nesta ação com Rafael Pessoa e Ramon Ghetti que conduziram oficinas sob a coordenação do enfermeiro José Henriques, Instrutor Regional do SAMU Metro 2.
A sequência de atendimento ao afogado de acordo com seus graus, perpassam pelos seguintes cuidados com a vítima: avaliar os seus sinais vitais; observar os movimentos de braços e pernas, a desobstrução das vias aéreas; a utilização da máscara de oxigênio, a compressão-ventilação (15/2); se comunicar com a Central; e o encaminhamento para uma unidade de urgência/emergência com agilidade.
O evento foi acompanhado por autoridades como Ramon Sanchéz, vice-presidente da Atenção Hospitalar (VIPAHE) de Niterói; Veronica Alcoforado, Coordenadora Geral do SAMU Metro 2 e a Coordenadora Regional em Educação Permanente, Olguimar Dias; Leandro Peixe, Prefeito de Rio Bonito, acompanhado de sua Secretária de Saúde Daiana Albino; bem como o Secretário de Saúde de Itaboraí, Sandro Ronquetti e o chefe de gabinete de seu município, Marcelo Figueiredo.
Segundo Ramon, que representou o Secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira: “Apesar da coordenação ficar em Niterói, toda a Metro 2 deve estar unida para seguir as diretrizes e protocolos da urgência e emergência - facilitando a vida do paciente e a segurança do profissional”. Hoje na gestão da VIPAHE, Ramon também teve a experiência na ponta, como médico, na fundação do SAMU em 2004 e nos debates do movimento sanitário para sua implantação. Ramon aproveitou também para saudar as duas despedidas de profissionais do SAMU que faleceram recentemente: o ex-Coordenador Geral do SAMU, Olavo Cabral e o Chefe Regional de Frota, Luis Claudio Ramos.
Metro 2 se expande - A Central do Samu passa por processos de expansão de seus serviços, com o início em 03/02 de obras na sua sede anexa ao Hospital Municipal Carlos Tortelly. Segundo a atual Coordenadora, Verônica Alcoforado investimentos como esses “refletem no trabalho e no compromisso de vanguarda para dar respostas rápidas e garantir o compromisso característico do samuzeiro”.
“Nesse sentido, projetos como este Capacita SAMU e o Notifica SAMU (na atenção aos casos de suicidio), reforçam o caráter de evolução do serviço de atendimento móvel que a atual gestão busca ofertar” afirmou Olguimar Dias, responsável pela Educação Permanente da região.
Além de Niterói e Rio Bonito, a regional da Metropolitana 2 é formada por São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Silva Jardim e Maricá, que estiveram presentes na capacitação desta quarta.