O Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV/Aids, foi marcado em Niterói pelo já tradicional Seminário ReduSaids, em sua 19ª edição, que aconteceu em 10 de dezembro. O tema deste ano foi pautado na discussão da “Sexualidade e direitos humanos no cuidado ao HIV: Diálogos e Contradições”.
O médico de família e comunidade Dr. Thiago Morelli, que atua no Ministério da Saúde, foi o primeiro a fazer sua exposição, tratando dos “impactos das atuais tecnologias de prevenção”. A mesa seguiu com apresentação de Salvador Corrêa, psicólogo e doutorando do Fiocruz que atua como assessor do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e autor do livro “Segundo Armário”.
Márcia Rachid, Mestra em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ, e recorrente parceira da rede pública de saúde de Niterói, tratou do tema “Histórias, narrativas e ensinamentos para a prevenção e cuidado no campo do HIV/ AIDS”, ela que também tem o livro lançado: “Sentença de vida”.
O Brasil, segundo UNAIDS, tem 37,7 milhões de pessoas, em média, convivendo com o vírus HIV. O tratamento por antirretrovirais é seguro e oferecido pela rede pública de saúde. Oferece também a testagem rápida diagnóstica, bem como a Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PeP) nas emergências, maternidades e no Serviço de Atenção Especializada em HIV/ Aids (SAE). Já a Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP) é oferecida apenas no SAE para a população.
Além disso, a Profilaxia Pós e Pré- -Exposição ao HIV são destinadas aos grupos socialmente mais vulneráveis à infecção. “A gente já avançou em muita coisa e a sociedade já não tem o medo da morte pela doença, mas o estigma se mantém e é nossa grande luta vencer o preconceito e a discriminação”, afirmou emocionada, Márcia Santana, Coordenadora do Programa de ISTs/ Aids da SMS de Niterói. A conversa foi mediada por Fabia Lisboa, assessora da Coordenação, com parceria técnica de Wagner Valentim, da Policlínica Dr. Guilherme Taylor March, e Rudá Lemos, jornalista da Ascom da FMS.
Policlínica de Itaipu também celebra o Dezembro Vermelho -
Na quarta-feira (08/12), a Policlínica Regional Maria Aparecidaosta, em Itaipu, realizou atividades dentro da programação do Dezembro Vermelho, quando as unidades da Rede Pública Municipal de Saúde realizam ações de prevenção à Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na ocasião, de acordo com a diretora Maria Lúcia Freze Silva, foi oferecida testagem de HIV e sífilis. Alunos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF) participaram das atividades e práticas educativas.