Ação pelo Dia da Visibilidade da Mulher Lésbica e Bissexual
A equipe do ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual, da secretaria municipal de saúde de Niterói, realizou na terça-feira (30) uma ação pelo Dia da Visibilidade da Mulher Lésbica e Bissexual, das 10h às 15h, na Praça São João, no Centro.
No evento foram promovidas ações de saúde sexual, nutricional, bucal, auriculoterapia e uma equipe de enfermagem para aferir pressão e medir glicose. Além da distribuição de materiais, preservativos, mudas de plantas medicinais, através de uma parceria com a Clin, e realização de uma oficina de criação, o Mural das Emoções, espaço dedicado à liberdade da expressão artística de cada um, acompanhado juntamente de uma psicóloga.
A coordenadora do ambulatório, Caroline Cabral falou sobre o objetivo da ação.
“No mês de agosto tem duas datas importantes para as mulheres lésbicas, que são: dia do orgulho (19) e dia da visibilidade (29), então pensamos em uma atividade para celebrar essas datas com uma ação de promoção de direitos e de saúde. Realizamos ações de saúde, promoção de direitos, apresentação de serviços, mas não só para esse público alvo, como para toda a comunidade vir e conhecer, debater com a gente e se informar”, afirma. Segundo Caroline, todas as atividades tiveram como objetivo principal dialogar com a população sobre promoção e educação da saúde e aproximá-las desses serviços.
A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM) também participou da ação apresentando seus trabalhos de atendimento psicológico, jurídico e social.
A Coordenadora do Centro de Cidadania Metropolitana, Renata Castelo, falou da importância de oferecer apoio psicológico para esse grupo.
“Muitas vezes a população LGBTQIAP+, além das questões que sofre das pessoas de fora, também sofre da família, então é necessário ter esse acompanhamento psicológico, e por isso que nós estamos aqui”, conclui Renata.