Serviço essencial, SAMU Metro 2 comemora aniversário
No dia 4 de setembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Região Metropolitana II, completou 18 anos de existência. Sendo vanguarda, é a primeira estrutura de atendimento pré-hospitalar móvel regionalizado do país. Além de Niterói, a Região Metropolitana II é formada pelos municípios de São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, em alcance que atinge mais de dois milhões de pessoas.
Ao ligar para o 192 a chamada é recebida pela Central pela Telefonista Auxiliar de Regulação Médica (TARM) que encaminha para o médico regulador. 20% das ligações já é solucionada na própria chamada. Quando avaliada a necessidade da presença do atendimento no local, o operador de frota consulta a disponibilidade de ambulâncias nas bases descentralizadas dos municípios.
A base de Niterói conta com 6 ambulâncias (entre avançadas e básicas) e 2 motolâncias para o atendimento no local. Segundo sua coordenadora, Dora Coutinho: "faça chuva ou faça sol, o SAMU está pronto para a atender 24 horas".
São realizadas, em média mensal, 4 mil ligações para toda Metro II e 1 mil para Niterói. Quedas, dispneias e transtornos mentais são as chamadas mais comuns, segundo informações da Central. O SAMU também mantém contato direto com o Corpo de Bombeiros para as ocorrências em vias públicas e a Polícia Militar para as situações de violência.
Na lógica do constante aprendizado, a equipe é treinada e passa por diversos cursos de atualização. "Não dá para relaxar, os 'samuzeiros' prestam assistência de qualidade, por isso, precisam ser capacitados constantemente e ter um conhecimento amplo de vários assuntos", afirmou Olguimar Dias, Coordenadora Regional de Educação Permanente, listando os cursos de psiquiatria, traumas, agravos clínicos, pediatria, parto, e outros, em que os 'samuzeiros' são submetidos.
Com o aprendizado são definidos os 'multiplicadores' que vão repassar as informações técnicas aprendidas para os demais profissionais do serviço. Muitas vezes também esses 'multiplicadores' são convocados para ministrar palestras educativas em escolas, associações e clubes.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira: “desde sua criação e em seu pioneirismo, o SAMU da Metropolitana II mostrou e continua demonstrando a sua capacidade na proteção da vida dos cidadãos de Niterói e de toda região. Sendo assim, é um patrimônio do SUS no estado do RJ, que deve ser sempre protegido e qualificado. Parabéns por todo trabalho qualificado!"
Veja também - Em 2021, a Ascom Saúde realizou um vídeo que explica o passo a passo desde a ligação recebida na Central até a chegada de ambulâncias. O vídeo pode ser conferido no YouTube da SMS: www.bit.ly/samuvideo