Getulinho promove ação sobre "Africanidades Brasileiras"
Na manhã do último dia 19 (segunda-feira), o Hospital Getúlio Vargas Filho - Getulinho (HGVF), concedeu uma bela experiência para crianças do ambulatório e as enfermeiras através de uma ação sobre o tema: Africanidades Brasileiras. Nos últimos meses, a atividade teve como principal objetivo a valorização e divulgação de conhecimento sobre as nossas raízes, que tem origem na África, fazendo uso de uma educação antirracista, fundamentada na diversidade e no respeito entre todas as pessoas.
Ao longo deste ano, as vivências do grupo de pequenos do Getulinho esteve repleta de novos e diversos aprendizados, que foram muito gratificantes e enriquecedores a todos.
Assim, para fechar este ciclo de 2022 de uma forma ainda melhor, o Hospital propôs realizar com as crianças, responsáveis e funcionárias(os), um teatro participativo a partir do texto de Fábio Simões: “Olelê, uma antiga cantiga da África”.
Após as aventuras do espetáculo, com cenário e atuação feitos com as crianças, os participantes puderam, ainda, visitar nossa “exposição-varal”. Mural artístico e informativo, onde foram expostas mostras de alguns temas que trabalhamos durante o ano, tais como: instrumentos afro-brasileiros; conhecendo a biografia de grandes personalidades negras no Brasil; máscaras africanas; penteados afro; a história da boneca Abayomi; e um “cantinho de livros de literatura infantil” que abordam temáticas relacionadas à cultura africana e à negritude.