Dia do Socorrista: oportunidade de tratar dos samuzeiros
O Dia do Socorrista aconteceu na última terça-feira (11) - oportunidade de saudar essa profissão fundamental no Atendimento Pré Hospitalar (APH).
Na rede pública de saúde, compondo o SUS, esse profissional se concentra no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192.
Em Niterói, a Base Descentralizada com seus socorristas chegam a atender 850 ocorrências por mês.
A importância do socorrista é ampla, já que atua desde as ligações via Central de Regulação (número 192) até o local da ocorrência.
Os socorristas realizam os procedimentos que forem necessários a fim de salvar vidas, prevenir o agravamento e controlar a segurança da cena. Para isso, esse importante profissional realiza todos os procedimentos de primeiros socorros; sinaliza a cena afim de evitar novos acidentes; impede que populares manuseiem inadequadamente a vítima; repassa todas informações à Central de Regulação e registra no boletim de atendimento; e, quando necessário, desloca o usuário para uma unidade de saúde.
O SAMU oferta dois tipos de Suporte, sendo o Suporte Básico de Vida (SBV) e o Suporte Avançado de Vida (SAV). Ambos são compostos por socorristas que atuam em ocorrências clínicas e traumáticas. Conforme a gravidade da ocorrência, a Central de Regulação envia uma ambulância básica ou avançada com os socorristas.
Além dessa variada atuação, os profissionais que atuam no SAMU - os SAMUZEIROS, como são carinhosamente chamados - aplicam cursos de capacitação para outros órgãos em Niterói. A Guarda Civil Municipal, os Agentes Comunitários de Saúde e outros profissionais já receberam treinamentos dos SAMUZEIROS. Assim, os socorristas ensinam outros servidores a salvar vidas também.