Principal
Banner

postheadericon Dia Nacional do Homem: prevenção em saúde é o foco

 

O último sábado, 15, foi marcado pelo Dia Nacional do Homem, mais uma oportunidade de tratar sobre promoção de saúde.


Segundo pesquisa do Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL), que ouviu homens brasileiros de 18 a 65 anos, 62% do público masculino só procuram um médico quando apresentam “sintomas insuportáveis”. A pesquisa, feita em 2021, ainda revelou hábitos perigosos como a automedicação e a procura por diagnósticos pelo Google.


Sobre a Saúde do Homem é importante comunicar algumas informações. O câncer de próstata ainda segue sendo a principal neoplasia em incidência na população masculina. Outro câncer perigoso e que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o de maior mortalidade, é o câncer de pulmão.


Outras patologias prevalentes nesta população são a hipertensão, doença cardíaca, diabetes e obesidade. Nos mais jovens, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também são preocupantes - o que se faz reforçar para o uso de preservativos e a aplicação das vacinas contra Hepatite e HPV (para as crianças de 9 a 14 anos).


Todas as enfermidades citadas podem ser prevenidas e/ou serem identificadas com diagnóstico precoce. Por isso, o apelo para que os homens façam exames preventivos com maior frequência. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis é sempre incentivada: alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, álcool só em moderação, cuidado com o sono e evitar o tabaco.


Na rede pública de saúde de Niterói, temos a Área Técnica Saúde do Homem, coordenada pela enfermeira Sylvia Silva e pelo médico José Patrício, dentro do setor da Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família / Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (VIPACAF-DESUM).


"Temos como objetivo conscientizar a população masculina sobre os cuidados que se devem tomar com a sua saúde de um modo geral, não pensar apenas em uma época ou doença específica", afirmam em documento que estimula os diretores das unidades a realizarem ações pela Saúde do Homem. Dentre as sugestões de atividades estão: aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, murais informativos e o incentivo ao pré-natal do pai/parceiro.


Autocuidado vai além do câncer de próstata - “Cuidados com a saúde de modo geral, como ter um acompanhamento médico e realizar, quando indicado, exames é fundamental para acompanhar índices de saúde importantes e diagnosticar determinadas doenças de forma precoce. Problemas como açúcar elevado no sangue e colesterol alto, por exemplo, não costumam causar sintomas, mas são facilmente identificados em um exame de sangue simples, de forma que é possível tomar medidas para controlar a situação antes que ela se agrave. Cuidados que promovem uma maior longevidade e qualidade de vida incluem manter uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos, controlar o consumo de álcool e, nos casos de quem fuma, largar o cigarro. Deixar de fumar não é nada fácil, mas a medida traz grandes benefícios para a saúde de maneira geral (não somente para a saúde respiratória). Ainda há outras medidas simples, conforme mencionamos acima, como beber água todos os dias (a recomendação é cerca de 2 litros) e usar preservativo para prevenir a ocorrência de ISTs. Temas como estão sendo abordados nas  rodas de conversa do Programa da Saúde Integral do Homem que estão sendo realizados na rede, como o trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Engenhoca ilustrado na foto.” (Área Técnica Saúde do Homem - VIPACAF-DESUM)


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner