Outubro Rosa: Seminário de Oncologia da Região Metro 2
A subsecretária de Gestão de Redes, Angélica Duarte, participou na manhã da segunda-feira (06) do Seminário Organizando a Assistência do Paciente Oncológico na Região Metropolitana II do Rio de Janeiro, que aconteceu no anfiteatro Aloysio de Paula do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
Ela apresentou ao público presente, formado por profissionais de saúde da rede municipal e também federal, como funciona o Programa Niterói Vencendo o Câncer, uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e a Fundação do Câncer, que também estava presente no evento. Ele contém três eixos principais: Plano Municipal de Atenção Oncológica, Registro Municipal de Câncer e Navegação em Oncologia.
Com o programa, o município chama para si a responsabilidade de cumprimento da Lei 12.732/2012, conhecida como Lei dos 60 dias. A legislação estabelece que o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) tem direito de se submeter ao primeiro tratamento em até dois meses, contados a partir do dia em que for assinado o diagnóstico de câncer.
Angélica também apresentou o Programa Niterói Mulher, que é uma estratégia de controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, em 2019 apenas 6% das pacientes com câncer de mama no Estado do Rio de Janeiro foram atendidas neste prazo.
Desde março de 2022, o município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino.