Nova estratégia da vacinação contra o HPV
Este informe trata-se da incorporação da adoção da dose única da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação para pessoas do sexo feminino e masculino de 09 a 14 anos de idade, realização de estratégia de resgate de adolescentes até 19 anos não vacinados e inclusão das pessoas portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), como grupo prioritário da vacina HPV, conforme a Nota Técnica 41/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS.
- A importância da infecção pelo papiloma vírus (HPV) como problema de Saúde Pública em todo o mundo pela sua elevada frequência e associação com vários tipos de neoplasias como câncer de colo de útero, pênis, vulva, canal anal e boca e em orofaringe, e com o desenvolvimento de verrugas anogenitais e papilomatose respiratória recorrente (PRR), patologias benignas do ponto de vista oncogênico, mas que causam grave comprometimento clínico e psicológico nos indivíduos afetados.
A vacina HPV quadrivalente incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinações do Brasil protege contra os tipos virais de HPV 6, 11,16 e 18.
A prevenção primária, por intermédio da vacinação contra o HPV é, portanto, essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas.
ORIENTAÇÕES
1- Ofertar para os meninos e meninas de 09 a 14 anos, a vacina HPV em dose única;
Ressalta-se que a adoção da dose única de HPV no Programa Nacional de Imunizações, será somente para os adolescentes de 9 a 14 anos, mantendo-se as recomendações para os demais grupos (imunossuprimidos e vítimas de violência sexual).
2- - Dose Única para HPV – para os meninos e meninas de 9 a 14 anos;
3- Para os que já fizeram D1 anteriormente, considerar vacinada (o), promovendo acolhimento e orientação sobre a mudança da recomendação do MS;
4- Resgate Vacinal para não vacinados até 19 anos, 11 meses e 29 dias - deverá ser feito um levantamento desta população que nunca recebeu doses de vacina HPV, para traçar estratégias considerando a importância de prever a necessidade de doses para a vacinação deste público, visando não haver perda da oportunidade de vacinação.
5- Registro no Sistema de Informação – o DATASUS está realizando ajustes no sistema para inclusão da DU. Atualmente, devem registrar como D1. Em breve estará disponível registro para dose única no sistema (e-SUS APS e SI-PNI).
6- Portadores de Papilomatose Respiratória (PPR) se trata de uma indicação especial e seguirá a recomendação do esquema de 03 doses (0, 2 e 6 meses), independentemente da idade com prescrição médica.
7- Não houve nenhuma mudança na vacinação de HPV em imunocomprometidos e vítimas de violência sexual. Neste caso, deverão seguir as recomendações já estabelecidas na instrução normativa do calendário nacional de vacinação.
Solicitamos alinhamento técnico com todos os profissionais das salas de vacinação, de modo que as novas indicações sejam implementadas de imediato, oportunizando a vacinação.
Estamos à disposição para esclarecimentos.
Programa Municipal de Imunização
Coordenação de Vigilância em Saúde - VIPACAF/COVIG
Carmen Colonese - Ms Enfermeira Coordenadora
Elizabeth Conti - Médica
Coordenação de Vigilância em Saúde - VIPACAF/COVIG
Carmen Colonese - Ms Enfermeira Coordenadora
Elizabeth Conti - Médica
Jéssica Muniz - Enfermeira Sanitarista
Juliana Martins - Enfermeira
Leda Castro – Médica
Leda Castro – Médica