postheadericon Hospitais agilizam fila de transplantes de órgãos e tecidos

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila de transplantes de órgãos e tecidos no estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Niterói intensifica seus esforços ampliando a capacitação dos profissionais para identificar pacientes aptos à doação. Além disso, a  Secretaria Municipal de Saúde, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Programa Estadual de Transplantes (RJ Transplante), realiza processos de identificação e captação para transplante no Hospital Municipal Oceânico dr. Gilson Cantarino e no Hospital Municipal Carlos Tortelly em uma expansão dos seus serviços.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, essa iniciativa pode significar a oportunidade de maior expectativa de vida e melhor qualidade para as pessoas que precisam.
“Agora que estamos envolvidos na captação de órgãos, seguindo os protocolos do Programa Estadual de Transplantes, o Hospital Oceânico e o Carlos Tortelly se consolidam como unidades de extrema importância para a população”, afirma.
As equipes estão sendo treinadas para garantir que os órgãos e tecidos cheguem o mais rapidamente possível aos pacientes.