SIPAT incentivou sensibilização sobre segurança no trabalho
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) no Hospital Getulio Vargas Filho, o Getulinho, foi um importante momento de mobilização para os profissionais da unidade pediátrica em diferentes conteúdos entre os dias 15 a 19 de abril. A ação teve uma aderência da comunidade hospitalar bastante significativa e serviu tanto para alertar dos riscos laborais cotidianos como ofertar serviços variados para o bem-estar dos trabalhadores.
Com o tema "Segurança e Saúde Mental do Trabalho", o evento iniciou com uma exposição sobre o cuidado emocional dos profissionais e a realização de oficinas interativas. As atividades consistiram em massagens, troca de relatos sobre como estava sendo o dia de cada um e como descreviam a pessoa ao lado, sessões de abraços e de dança, distribuição de chocolates e contação de piadas.
A intenção era correlacionar estas ações com o estímulo dos quatro hormônios que induzem a felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina.
A ginástica laboral foi o foco no dia seguinte: a equipe de fisioterapia do hospital circulou por grande parte dos setores do hospital incentivando a ergometria. Os trabalhadores - principalmente aqueles que ficam muito tempo sentados ou que carregam peso – necessitam realizar pequenos exercícios corporais com periodicidade, mesmo dentro do ambiente de trabalho.
Na quinta-feira, com o tema de "prevenção de acidentes de trabalho", foram debatidos os riscos dentro do ambiente hospitalar (ergonômicos, biológicos, mecânicos, físicos e químicos); as doenças relacionadas com determinadas atividades laborais; e formas de evitar os acidentes, como profissionais paramentados com os equipamentos de proteção individual – EPIs; treinamentos constantes; reforço da política de segurança; e monitoramento dos trabalhadores. Neste dia, também foram realizadas oficinas de lavagem das mãos e aromaterapia (o uso de óleos essenciais e aromas para promover satisfação emocional e física).
Encerrando o evento, foram oferecidas sessões de beleza e cuidados para os profissionais da unidade: massagem, corte de cabelo masculino e barba, feitura de sobrancelhas e de maquiagem e limpeza de pele. O serviço para os homens foi um diferencial, já que muitas vezes o foco dessas ações de beleza é para as mulheres.
As massagens também foram um destaque do evento por seus efeitos positivos no corpo dos trabalhadores do hospital. "A massoterapia contribui na prevenção e no tratamento de doenças ocupacionais, como por exemplo a LER – Lesão por Esforço Repetitivo", afirmou Jorge Luís, do curso Delta X Educação Profissional, que ofertou as sessões.
Na mesma sexta-feira, também foi reforçado a importância de evitar o uso de adornos nas dependências do Getulinho.
A Semana ocorreu nas unidades de saúde administradas pelo Instituto Ideias, em organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).