postheadericon HPJ realiza atividade em defesa da Saúde Mental

O Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ) realizou o evento "Tarde de Buteco", idealizado pelos usuários da saúde mental. Além da participação integrada na organização e execução de profissionais do Núcleo de Atividades Coletivas e Cultura (NACC) e usuários, contou ainda com a presença afetiva, efetiva e calorosa do grupo de percussão regido pelo Mestre Careca e seus alunos. O grupo se encontra semanalmente na Maloca Cultural no Morro do Preventório, território vizinho ao HPJ.

Clara Lobo, assessora cultural do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, contou sobre o evento que aconteceu dia 30 de abril: "Tivemos comidas e bebidas construídas junto aos pacientes pelo projeto Arte Culinária, bazar com vendas de roupas, exposição e muita música! Fomos surpreendidos com os alunos do Mestre Careca, de crianças aos adolescentes que tocaram com rigor e com a alma, tendo a todo momento o mestre regendo a percussão!"

Para ela também foi emocionante ver a integração do grupo com os usuários, tão integrados à Saúde Mental. "Junções como essa fortalecem cada vez mais o trabalho entre-redes e de base territorial, que todos queremos", afirmou.

Eventos como esses fortalecem ainda mais a direção comunitária do trabalho em atenção psicossocial, dando lugar e suporte à palavra e iniciativas dos usuários-pacientes.
"O tratamento em Saúde Mental implica essas diversas ações concomitantes, seja do tratamento individual, de cunho médico-psicológico, como também ações coletivas, na cultura. Desse modo espera-se que exerçam o direito à cidade, à cidadania - muitas vezes negada a eles -, e ao mesmo tempo um maior acolhimento às diferenças", comemora o diretor do HPJ, Sérgio Bezz.