postheadericon Tuberculose em pauta para profissionais de saúde

A secretaria municipal de Saúde reuniu na tarde da quarta-feira (22/05) no auditório do Caminho Niemeyer, profissionais de saúde para uma palestra sobre a “Estratégia de prevenção para o controle da Tuberculose: ILTB diagnóstico e tratamento”. O evento foi uma iniciativa do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Coordenação de Vigilância em Saúde e Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF).
"A Tuberculose é uma doença contagiosa, que se torna grave quando não tratada. No entanto, quanto mais preparada a nossa rede municipal de saúde estiver para o combate eficiente contra a doença, mais eficiente será a prevenção ofertada para a nossa população", afirmou a secretária municipal de saúde Anamaria Schneider.
A palestra foi apresentada pela dra. Audry Teixeira Machado que além de ser médica pneumologista na Policlínica Regional Sérgio Arouca, também é professora de Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela destacou a importância de eventos como esse para a disseminação de estratégias de combate à infecção latente, que podem colaborar para a diminuição do número de casos de Tuberculose em Niterói.
A Coordenadora e a Técnica do PCT Niterói, Lúcia Barbosa e Beatriz Salari apresentaram a situação da Tuberculose na cidade e as estratégias preconizadas pelo Ministério para redução da transmissão da doença e alcance da meta de eliminação da Tuberculose até o ano de 2030.
“Essa é uma das estratégias atualmente mais importantes para a eliminação da tuberculose, tanto para o Ministério da Saúde quanto para a Organização Mundial da Saúde. Então é fundamental que seja realmente realizada, não só o diagnóstico, mas o tratamento da infecção latente. A gente precisa caminhar na queda da incidência dessa doença e tratar a infecção latente é uma das estratégias justamente para a gente diminuir a incidência da tuberculose”.
A transmissão da Tuberculose se dá por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose pulmonar ou laríngea sem tratamento.
Outra importante forma de prevenção é importante lembrar da vacina BCG realizada ao nascimento da criança que ajuda a prevenir formas graves da doença. Outra recomendação é manter os ambientes arejados e com luz solar.
A busca de sintomáticos respiratórios faz parte do conjunto de ações fundamentais para o diagnóstico precoce e sucesso do tratamento, principalmente entre os contatos dos pacientes em tratamento.
Estima-se que cerca de 30% da população mundial estejam infectados com a bactéria, embora nem todos venham a desenvolver a doença. Isso porque as pessoas se comportam como reservatórios do bacilo, ou seja, convivem com ele por conta do organismo não conseguir eliminá-lo - e passarão a ser infectantes, uma vez reativado o foco.
Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Eppinghaus, a incidência da doença no município de Niterói vem apresentando queda gradual e permanente desde o ano de 2001 (95,6/100 mil hab.) e em 2022 era de 42 casos/100 mil hab. Entre as razões destacadas estão a capacitação dos profissionais de saúde, o acompanhamento das equipes da Atenção Primária à Saúde, a garantia da medicação e dos exames TRM-TB (biologia molecular), baciloscopia e cultura do bacilo causador da Tuberculose, que são realizados nos laboratórios públicos municipais, assim como o raio-x e tomografia. Todas as Unidades da Rede Básica de Niterói estão aptas a colher material para exame, com encaminhamento diário das amostras para o laboratório, e o resultado fica disponível em até 48 horas.
Unidades de Saúde que fazem diagnóstico e tratamento da Tuberculose em Niterói:
Policlínica Regional Sérgio Arouca - Praça Vital Brasil s/nº, Santa Rosa
Policlínica R Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Melo s/nº, São Lourenço
Policlínica R da Engenhoca - Av. Prof. João Brasil s/nº, Engenhoca
Policlínica Regional Guilherme Taylor March - Rua Desembargador Lima e Castro 238, Fonseca
Policlínica Regional do Largo da Batalha - Rua Armando Ferreira 30, Largo da Batalha
Policlínica Regional do Barreto - Rua Luiz Palmier, 726, Barreto
Policlínica Regional de Itaipu - Est. Engenho do Mato s/nº - Itaipu
UBS Morro do Estado -Rua Araujo Pimenta s/nº, Morro do Estado
UBS Santa Bárbara - R. Jandira Pereira, 625, Santa Bárbara
Ambulatório Cait Mazzini Bueno da UFF - Outeiro de São João Batista, s/nº - Campus Valonguinho
Equipe de Atenção Primária de Saúde Prisional – PNAISP
Unidades do Programa Médico de Família:
Cavalão, Vital Brazil, Souza Soares, Viradouro, Vila Ipiranga, Jonathas Botelho, Palácio, Ititioca, Alarico, Bernardino, Cafubá I, Várzea das Moças, Ponta D'Areia, Cafubá II, Maravista, Engenho do Mato, Ilha da Conceição, Maruí, Marítimos, Nova Brasília, Grota I, Grota II, Jurujuba, Maceió, Badu, Martins Torres, Coronel Leôncio, Boa Vista, Cantagalo, Cafubá III, Caramujo, Matapaca, Morro do Céu, Preventório I, Preventório II, Leopoldina, Atalaia, Viçoso Jardim, Colônia, Teixeira de Freitas, Sapê e Jacaré.