postheadericon Saúde participa em Curitiba apresentando o Escola da Família

Niterói se fez presente no Fórum Nacional de Segurança Pública e Defesa Civil e Trânsito que aconteceu em Curitiba. A Prefeitura do município apresentou o Pacto Niterói Contra Violência e a Secretaria Municipal de Saúde se fez presente, através da Zezé Pereira, para relatar um dos seus dispositivos: o Escola da Família. Segundo ela, “houve a apresentação do pacto como um todo. Foi muito importante porque se fala, se trocam muitas informações, muitas experiências. É sempre positivo, porque a gente é participar desses eventos, é poder olhar para o seu trabalho junto a outros que vêm no mesmo caminho, e isso fortalece o caminho que está sendo trilhado”.

O Pacto é uma política inovadora de prevenção à violência, que valoriza a cultura da paz na sociedade. “É, de fato, um novo paradigma, pensar a segurança pública a partir da prevenção e incluindo tantos projetos, começando a partir da gestação, que já é uma intervenção bem precoce no campo da prevenção à violência”. O resultado é planejado que se obtenha em médio e longo prazo, mas já é possível perceber avanços na interrupção da violência na cidade, no fortalecimento de vínculos, na valorização intrafamiliar e com os profissionais.

Na saúde, o público-alvo do Escola da Família é com as gestantes, em acolhimento que faz um diferencial ao reorganizar o pré-natal dentro da ótica da não-violência, sistematizando as agressões em uma articulação com toda a rede pública de saúde.  “Ele é um programa eminentemente intersetorial”, afirma Zezé. “A violência, se ela não se resolve, apenas como uma estratégia, como uma intervenção. A violência é um fenômeno complexo, que envolve vários aspectos, e cada um que faz intervenção contribui, em conjunto, para alterar o ciclo de violência contra a criança e contra a mulher”, conclui.

Portanto, o Pacto Niterói Contra Violência, é isso: tratar segurança pública como preservação da vida, como direito à vida, evitando que o poder público permita que a violência cresça em agressões e feridos.