postheadericon Reunião da Saúde de Niterói une Ouvidoria e Comunicação

Sabendo da importância dos setores da Ouvidoria e da Comunicação Social estreitarem fluxos e estratégias de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói reuniu seus profissionais, junto com a Coordenação de Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura do município, na figura da Simone Botelho, para uma roda de conversa no auditório do 9º andar.

Entre os principais temas discutidos podemos destacar: a importância de ter constantes reuniões de Gestão de Crises (antes das crises acontecerem); desviar das pautas negativas impostas pela imprensa; a importância da recepção das unidades como parceira; a presença do Conselho Municipal de Saúde e seus Conselhos Locais dentro das unidades, que aprimoram o debate sobre os serviços no território; e o papel crucial do aplicativo Colab como ligação efetiva da política pública em saúde com a sociedade.

Fernanda Cantarino, chefe da ASCOM Saúde, ressaltou a importância de todos os profissionais seguirem os pilares de inclusão e acolhimento característicos do SUS. Tanto no respeito às questões de gênero, por exemplo, como também para responder o usuário da maneira mais amistosa e efetiva possível, mesmo quando ele exige um retorno de forma mais célere.

"É preciso reconhecer o papel de gestor de cada um de vocês, profissionais da Ouvidoria e Comunicação na saúde", sintetizou Adriane Araujo, subsecretária da SMS, que mediou o evento.