postheadericon Oficina Arte Culinária realiza evento em hospital psiquiátrico

Um dos projetos vencedores do última seleção em Vigilância em Saúde da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, a oficina Arte Culinária do Hospital Psiquiátrico Jurujuba (HPJ) realizou na última quinta-feira (13), um encontro especial apresentando os quitutes preparados pelos próprios pacientes, em um processo que fortalece seus tratamentos psicossociais.
"É o HPJ de portas abertas para a comunidade, articulando o necessário acolhimento à crise em Saúde Mental, em dispositivo que é referência no município para emergências psiquiátricas, com um um conceito de saúde multifatorial, não unicamente centrado na importante prática médico-psiquiátrica”, descreve o diretor da unidade, Sergio Bezz, ao que conclui: “é a afirmação do avanço que conquistamos no eixo de interseção entre cultura-saúde”.
Foi oferecida uma variedade de caldos e comidas típicas de Festa Junina, como pé de moleque, bolos e canjica. A ação mobilizou toda a comunidade do hospital, estimulando a habitual conexão entre seus gestores, profissionais e usuários. Mas as portas foram realmente abertas, na linha da luta antimanicomial, reunindo familiares, amigos, outros agentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bem como moradores e entidades como o Maloca Cultural do Morro do Preventório, vizinha e sempre parceira das ações do hospital. A entidade trouxe um grupo de forró que animou o evento, que ainda contou com um bazar de vestuário, artes da Oficina de Mosaico do próprio hospital e artigos fabricados pelos usuários.
O Arte Culinária é uma oficina em que os pacientes literalmente colocam a mão na massa: trazendo suas memórias afetivas sobre alimentação, instruídos sobre todas etapas dos preparos e, claro, degustando ao final. Os alimentos são preparados na lógica da nutrição saudável e sustentável – em que o desperdício é evitado e as sobras reaproveitadas.
Acompanhando o projeto desde seu princípio e durante sua gestão como diretor do hospital, Raldo Bonifácio comemora: “essa oficina está relacionada com os conceitos de superação e sublimação freudiana, de evolução psicossocial, valorizando a criatividade, a participação ativa, estimulando os encontros e se relacionando com uma das questões mais universais da existência humana que é o ato de comer”. Raldo ressalta também a recente reforma na cozinha, que se tornou industrial, ao aumentar seu espaço no hospital, o que aumentou também o conforto para todos.
Além do protagonismo dos próprios usuários, a ação foi realizada pelo Núcleo de Atividades Coletivas e Cultura (NACC) do HPJ, que pretende realizar novos encontros nos próximos meses.