postheadericon 10 anos do Guia Alimentar da População Brasileira em debate

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última sexta-feira (07) no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) o Seminário Municipal em Comemoração aos 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira. O evento foi concebido pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) do Departamento de Supervisão Técnica Metodológica (Desum).

A mesa de abertura foi composta pelo diretor de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF), Vinicius Lima, que representou a vice-presidente da VIPACAF Maria Célia Vasconcellos; pelo diretor do Hospital Municipal Carlos Tortelly, dr. Ubiratan Ramos; Isabel do Valle Pereira, gerente dos Ciclos de Vida, ela representou a coordenadora do Desum, Analice Martins e Viviane Vilas-boas, coordenadora do ATAN do Desum.Também estiveram presentes a coordenadora do curso de Nutrição da Universo, a professora Danielle Sueth e o diretor geral do Campus Niterói da Universo, o professor Anderson Freire.

Uma das primeiras a falar, Isabel falou da importância de se criar eventos como este, trazendo para o debate um tema tão importante que é o Guia Alimentar da População Brasileira. “Espero que a gente tenha uma manhã bastante produtiva, reflexiva, sobre esse documento que hoje aqui a gente está comemorando os dez anos e que isso acrescente ainda mais para todos nós. Espero que todos aproveitem bastante essa manhã”

“Nós estamos doentes porque fomos crianças mal alimentadas. Eu como professora que sou na área de nutrição e biomedicina e atualmente coordenadora, entendo que eventos como esse são extremamente relevantes para a sociedade de maneira geral e não só para o nutricionista. Creio que o Guia Alimentar não seja um documento de nutricionista, ele é para a população. Ele é feito pensando em quem não entende de nutrição, com um linguajar acessível e que todos nós profissionais da saúde, seja o segmento que for, possamos utilizá-lo como referência tendo como objetivo uma sociedade melhor e mais saudável”, afirmou a professora Danielle.

O Dr. Bira Ramos, que não representou toda a rede hospitalar de Niterói, reconhece o papel fundamental da nutrição. Ele destacou o trabalho de profissionais como a coordenadora de nutrição do HMCT, Andreia Garcia de Sá. “Eu acho que os dois pilares que a gente mais importantes da saúde é a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, os dois juntos elevam a nossa saúde para um patamar em que não se necessita internação e nem de remédio. Então se a gente tiver uma alimentação saudável, a nossa saúde agradece. A minha formação é como geriatra e lá no hospital eu vejo a diferença entre os pacientes internados que passam às vezes dois ou três meses com a gente e a alimentação é de suma importância”, explicou.

O professor Anderson Freire abriu as portas da instituição para eventos como este. “A Universo tem como propósito seguir os fundamentos da professora Marlene, que foi a nossa fundadora, sempre promover esse tipo de debate e de capacitação, promover seminários onde entreguem a comunidade, nosso corpo docente,  nossos alunos, sistemas e serviços públicos da cidade, elementos para que a gente possa discutir e aprofundar melhorias para a nossa população. Então, a gente agradece muito estar esse evento, acolhemos a todos vocês, sintam-se em casa, esse é o nosso papel, e que a gente possa ter um dia bem proveitoso e que possamos aqui proporcionar aprimoramento da qualidade da alimentação com uma referência que é o Guia que já está consolidado com os 10 anos da sua criação”, declarou.

Vinicius foi o responsável por fechar a mesa de abertura, ele reforçou a importância de se dar visibilidade a temas tão importantes como a nutrição. “A gente tem muita coisa bacana, muita construção e política interessante, mas a gente não consegue operacionalizar ela se a gente não der visibilidade. Uma das prioridades nossas lá na VIPACAF este ano é trazer essa visibilidade de uma forma mais efetiva na nossa rede, não só da primária, mas também da especializada e da hospitalar. Pois é assim que as linhas de cuidado devem ser construídas, debatidas, operacionalizadas, reavaliadas, qualificadas e por aí va”, explicou.

Apresentações temáticas - Dando continuidade ao seminário, a nutricionista Viviane Marins moderou a mesa: “A importância dos 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira para o município de Niterói”, que contou com a presença de Myrian Coelho Cunha da Cruz, sanitarista da Secretaria Municipal de Niterói, técnica da ATAN e doutora em Saúde da Mulher e da Criança IFF/FIOCRUZ, para abordar os “Avanços apontados na Vigilância Alimentar e Nutricional no município de Niterói”.

Em seguida foi a vez de Patrícia Camacho Dias, professora da Faculdade de Nutrição e do Programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora do CECANE UFF e doutora em Política Social, apresentando o tema “Guia Alimentar para a População Brasileira como instrumento de Política Pública”.

Depois Daniele Mendonça Ferreira, professora da Faculdade de Nutrição, vice-coordenadora do Programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição da UFF, apresentou o tema “Desafios e possibilidades para a utilização do Guia Alimentar para a População Brasileira no cotidiano da rede de saúde”.

Tereza Martins, nutricionista da Policlínica Regional Sérgio Arouca apresentou seu relato de sua experiência trabalhando na qualidade de vida na unidade básica de saúde. Raphael Barreto, gerente de Projetos no Instituto Desiderata, fechou as apresentações falando sobre a experiência da Linha de Cuidado para a Prevenção e Manejo da Obesidade Infanto-juvenil em Niterói, elaborada pelo Instituto Desiderata em conjunto com a rede municipal de saúde.

Por fim, todos eles responderam perguntas do público presente no auditório da Universo.