postheadericon SAMU Niterói treina funcionários em primeiros socorros

Com a presença não apenas de profissionais de saúde, mas de funcionários de toda a Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizela, a equipe de instrutores da Educação Continuada (ECON) da Base Descentralizada do SAMU 192 Niterói apresentou o curso de atualização em situações de emergência. Para que todos os funcionários pudessem participar, foram feitas duas sessões, uma na última quinta-feira (06) e outra nesta quarta-feira (12).

“A equipe de Educação Continuada da Base do SAMU realiza um trabalho essencial que vai além de salvar vidas, eles capacitam outros profissionais para que possam lidar com situações de emergência, o que é muito importante para o serviço público”,  afirma a secretária municipal de Saúde Anamaria Schneider.

Durante cerca de duas horas, os enfermeiros e instrutores Lívia Guimarães e José Wilson ensinaram os presentes a lidar da melhor forma possível com situações de crise convulsiva, engasgos em crianças, bebês e adultos, parada cardiorrespiratória, AVC, infarto agudo do miocárdio, queimaduras, choque elétrico. Além disso, foram passadas noções para que eles possam lidar até mesmo com o parto de emergência. Além da Policlínica do Barreto, esse conteúdo também foi proporcionado na última segunda-feira (10), aos funcionários da Plataforma Digital do Viradouro.

“A relevância dos primeiros socorros em uma unidade de saúde não pode ser subestimada, em muitos casos a intervenção imediata de profissionais treinados em primeiros socorros pode ser a diferença entre a vida e a morte, a recuperação rápida ou até a hospitalização”, explica a coordenadora da policlínica Karla Fernanda Antunes.

Lívia confirma a fala da coordenadora e garante que ao ter essas noções, os funcionários realmente podem aumentar as chances de sobrevida dos pacientes. “Todo local que envolve o atendimento ao público, seja na Plataforma Digital, quanto aqui na policlínica, eles estão suscetíveis a ter essas condições de emergência. Essas situações são inesperadas e é extremamente importante que a gente capacite todos no assunto, desde os seguranças, os profissionais da limpeza, o auxiliar administrativo até os profissionais da saúde. A gente orienta as técnicas para que eles possam agir com segurança até a chegada da ambulância do SAMU 192”, afirma Lívia.

Ela ainda complementa falando sobre a questão do parto de emergência, que pode acontecer em qualquer lugar. “A gente aborda esses temas e até mesmo o parto de emergência, que pode acontecer no deslocamento da gestante até a unidade. A gente até percebe policiais militares que são abordados para auxiliar no parto na rua ou os guardas municipais, então por isso a importância de disseminar esse conhecimento para toda a sociedade para que eles estejam preparados e seguros para agir”, finaliza.

A sua xará Livia Norberto, também enfermeira e que coordena de enfermagem da PRB, reforça a necessidade desses cursos de atualização e revela a iniciativa de realizá-los de forma semestral. “Nossa unidade funciona com sala de vacina, atendimento à gestante e também ao idoso. É muito importante para os profissionais que estão chegando agora se atualizar. A nossa ideia é que a cada seis meses, a gente possa atualizá-los para alinhar a conduta no acolhimento do paciente que chega para a gente”, explicou ela que lembrou que muitas vezes a emergência pode acontecer inclusive com algum colega de trabalho.

Por fim, o enfermeiro José Wilson reforça outro ponto importante que é a integração entre os funcionários.”Essa troca de conhecimentos entre as equipes que eu acho que é super importante. A integração que o Samu faz com as outras unidades. Estreita ainda mais esse laço, essa parceria, que ficou muito bacana. Sempre é uma troca de experiências muito grande”, finalizou.