postheadericon Conferência Regional de Saúde tem boa presença de Niterói

No último sábado (08), aconteceu a 1ª Conferência Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, em Itaboraí. Ela foi a segunda etapa de uma série de conferências a nível nacional. Niterói contou com 26 pessoas em sua delegação, entre elas representantes de trabalhadores da nossa rede, gestores e conselheiros usuários do Conselho Municipal de Saúde.

A primeira etapa dessa série de conferências havia sido a etapa municipal em Niterói, que aconteceu no último mês de maio, com o nome de Fórum Municipal Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Nesta etapa, a Comissão de Saúde do Trabalhador convocou uma reunião ampliada que contou com a participação de trabalhadores da rede de saúde (VIPACAF, VIPAHE, FeSaúde, SMS), do Conselho Municipal de Saúde e de conselhos locais.

Antes do Fórum Municipal, foram feitas reuniões preparatórias com seus respectivos pares. Nelas foram aprovadas 69 propostas ao todo, construídas tanto para o município, quanto para nível estadual e nacional.

“O trabalho feito por todos os envolvidos foi fortalecido pela gestão que deu a escuta e apoio total. Assim o saldo das etapas municipais e regionais foi de total envolvimento, união e respeito dos participantes. A delegação enviada para a etapa Regional chegou empoderada pelas discussões desenvolvidas e pelas propostas muito bem fundamentadas. Metade das propostas aprovadas na plenária da etapa regional foram desenvolvidas pelo município de Niterói (16 de 30 propostas), esse foi o diferencial da etapa regional e estaremos defendendo em 12 a 14 de julho nossas propostas na Conferência estadual”, explicou a secretária executiva do  Conselho Municipal de Saúde, Elena Lopes.