Principal
Banner

postheadericon DIABETES

CAMINHADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA PRETENDE CHAMAR A ATENÇÃO DOS NITEROIENSES CONTRA O DIABETES

Neste mês de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Para chamar a atenção contra a doença, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-RJ) e o Corpo de Bombeiros, promoverá a campanha “Prevenção do Diabetes – Venha saber se você tem diabetes e como cuidar da sua saúde”.

 

Para o evento está programada uma caminhada para a próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, com saída da Praia de Icaraí até a Estação dos Catamarãs, em Charitas, onde médicos e enfermeiros irão avaliar o público interessado quanto ao risco de ter diabetes e doenças cardiometabólicas.           

Após a avaliação do nível de glicemia, da pressão arterial, da cintura e do peso, realizada em tendas montadas no local, os participantes com alterações e que ainda não são acompanhados pela rede ambulatorial serão orientados a procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa para agendar os próximos procedimentos médicos.  

 

A caminhada terá início às 8 horas em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Icaraí. Os organizadores sugerem aos participantes que venha trajados de camisa ou camiseta azul, adotadas mundialmente como símbolo da prevenção ao diabetes. O Dia Mundial do Diabetes é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro.

 

DIABETES 

Doença silenciosa que atinge crianças, adultos e idosos caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue, o diabetes tem tratamento em unidades da rede de saúde do município que possuem o Programa de Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA). A iniciativa promove palestras, atendimentos especializados, entre outras atividades. E ainda: devido ao excelente trabalho realizado pelo Hiperdia, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia convidou representantes da FMS e do Rio para um evento na Assembleia Legislativa do Estado, quando os especialistas do programa irão relatar suas experiências para gestores de municípios vizinhos.



De acordo com o Ministério da Saúde, 500 novos casos de diabetes surgem a cada ano no País, que já conta com 10 milhões de doentes e é considerada a quinta doença que mais mata. Embora não tenha cura, vários tratamentos podem melhorar a qualidade de vida do paciente, que deve disciplinar sua alimentação, fazer atividade física regular, evitar o sobrepeso e outros estilos pouco saudáveis de vida.

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner