Programa Médico de Família do Maruí promove atividade de educação em saúde no Barreto
O Programa Médico de Família do Maruí promoveu uma atividade de educação em saúde voltada para pacientes hipertensos e diabéticos, nesta quarta-feira (23/7), na Praça do Barreto. O ‘‘Hiperdia’’, como é conhecido o grupo, teve como objetivo acompanhar mais de perto os pacientes que possuem as doenças. No total, 102 pessoas foram atendidas.
Um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e três agentes comunitários participaram da ação que foi montada em um ponto movimentado do bairro. Os profissionais verificaram a pressão arterial, a glicose, o peso e fizeram a reavaliação de receita dos pacientes e encaminhamentos em caso de alterações. Além disso, esclareceram aos interessados sobre os fatores de risco das doenças, orientando-os sobre medidas de prevenção.
‘’Essa atividade foi criada porque detectamos que os pacientes não estavam indo à unidade de saúde para fazer o acompanhamento necessário. Resolvemos ir até eles e colocarmos uma tenda em um local com bastante movimento na região, buscando o atendimento de todos. Muita gente compareceu. Foi um sucesso, ’’ afirmou uma das responsáveis pela ação, enfermeira Érika Monteiro da Silva.