Prefeitura inaugura Clínica Comunitária da Família no Badu
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e a presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretária Solange de Oliveira, inauguraram na tarde de quinta-feira (28.8) as obras da Clínica Comunitária da Família do Badu. Além das especialidades básicas já atendidas pelo programa Médico de Família, com quatro equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, a unidade contará com uma equipe multidisciplinar com cardiologista, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional. O posto atende a cerca de 12 mil pessoas do Badu e parte do Cantagalo.
A unidade foi reformada e ampliada para ser transformada em Clínica Comunitária da Família, a segunda entregue pela atual gestão da prefeitura – a primeira funciona na Teixeira de Freitas, no Fonseca. O espaço conta com quatro consultórios médicos, um consultório odontológico, salas para agentes comunitários de saúde, sala de vacina, sala de curativos, higiene bucal, sala da equipe multidisciplinar, arquivo e instalações administrativas.
A obra da Clínica Comunitária do Badu integra o conjunto de intervenções em unidade básicas de saúde do programa Mais Saúde, cujo objetivo é a expansão da rede básica de saúde no município. Na semana passada, a prefeitura inaugurou as obras de ampliação e reforma do módulo do Médico de Família Drº Abelardo Ramirez, em Matapaca. As próximas unidades a serem entregues são as de Várzea das Moças, Barreto, Morro do Estado, Preventório, Baldeador, Santa Bárbara e Souza Soares.
Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael e da secretária municipal de Saúde, Solange de Oliveira, o prefeito da cidade destacou os investimentos que estão sendo feitos na área de saúde pela nova gestão da prefeitura.
“Quando assumimos, a nossa rede de saúde estava completamente desestruturada. Nós temos um longo percurso pela frente. Nossos moradores, especialmente os mais humildes, merecem ter atendimento digno e esse é o nosso compromisso, transformar a rede de saúde de Niterói numa referência. Ao fim de 2016 nós vamos ter uma rede reestruturada e prestando um serviço de qualidade. Essa reforma é mais uma ampliação de unidade básica garantindo melhor atendimento à população. Melhorando a atenção básica, a gente melhora toda rede, vamos chegar a 100% de cobertura do médico de família”, afirmou Rodrigo Neves.
O vice-prefeito Axel Grael destacou que a melhoria nas unidades de saúde não são apenas as reformas dos prédios. “Uma unidade como essa, não é só o prédio em si. Melhora as condições de trabalho das equipes e dá conforto para a população. Niterói foi pioneira nesse tipo de atendimento e por isso temos o compromisso de fazer com que as unidades funcionem cada vez melhor e possam ser exemplo para outras cidades do país”, disse Grael.
Já a secretária de Saúde, Solange de Oliveira, destacou a mudança do modelo de atenção da saúde básica no município. “Hoje temos condições de fazer reformas de unidades, mas é muito importante destacar a transformação do nosso modelo de atenção. Hoje temos um modelo mais qualificado, mais humanizado. Estamos inaugurando mais uma unidade básica de saúde, que se transforma em Clínica da Família. Significa que estamos mudando a forma de acolhimento às pessoas, que passam a estar mais presentes na unidade”, explicou a secretária.