Dia de combate a Hanseníase será lembrado em Niterói
Na próxima quarta-feira, 28/01, é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase. A Fundação Municipal de Saúde de Niterói inicia, nesta data, uma campanha com objetivo de informar a população sobre a transmissão, sintomas e tratamento da doença. Até dia 13 de fevereiro, profissionais vão realizar diversas atividades educativas para usuários da rede nas unidades do município.
A campanha contará com palestras, salas de espera, apresentação de documentários, tenda de divulgação e informação, além de consulta médica em horários pré-estabelecidos para pacientes com encaminhamento de suspeita da doença. Pessoas que procurarem uma unidade apresentando manchas na pele serão avaliadas.
A Hanseníase tem cura e a partir do início do tratamento não há necessidade de qualquer alteração na rotina de vida dos indivíduos, ou seja, podem conviver com a família, amigos e trabalhar normalmente. O Tratamento é gratuito e os medicamentos são distribuídos nas unidades públicas de saúde da cidade.
A doença
A Hanseníase é uma doença que atinge a pele, os nervos, em especial os da face, mãos, antebraços, pernas e pés. Em geral são manchas mais claras ou mais avermelhadas que a pele. As manchas são “dormentes”, isto é, nelas não se sente normalmente a diferença entre quente e frio, e ás vezes nem a sensação de dor. Pode haver áreas de pele sem manchas, com “dormência”. A transmissão se dá por meio das vias aéreas superiores de indivíduos não tratados que eliminam o bacilo ao falar, tossir e espirrar.
Unidades de saúde que fazem parte do Programa de Hanseníase:
- Todos os módulos do Programa Médico de Família
- Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil
- Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço
- Policlínica Regional do Largo da Batalha
- Policlínica Regional de Itaipu
- Policlínica Regional da Engenhoca
- Policlínica Regional Guilherme Taylor March, no Fonseca
- Unidade Básica de Saúde do Barreto
- Hospital Universitário Antônio Pedro