postheadericon Bloco Loucos Pela Vida realiza desfile em Charitas

L-vida

O bloco Loucos pela Vida, organizado pelo Centro de Convivências Oficinas Integradas, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, realizou o seu 12º desfile na tarde desta sexta-feira, 06/02, pela Avenida Silvio Picanço, em Charitas. Formado por pacientes da Saúde Mental, profissionais da rede de saúde e moradores do Preventório, levou cerca de 100 pessoas à rua.

A concentração começou às 15h em frente ao quiosque da magrinha. Aos embalos da bateria do mestre Careca, acompanhado de queimas de fogos, o bloco saiu em desfile cercado por foliões fantasiados e sob chuva de confetes e serpentinas. Agentes comunitários do Médico de Família do Preventório distribuíram preservativos aos participantes.

Para o organizador do bloco, Petrônio Ornellas, a folia é uma forma de unir os usuários com a sociedade. “Esse projeto começou no Centro de Convivências e se estendeu para toda a comunidade, mostrando que os pacientes estão se inteirando em novo ambiente. Nossas atividades são sempre nas ruas da cidade com objetivo sociabilizar, cada vez mais, nossos usuários”, explicou.

Segundo a coordenadora do Centro de Convivências, Letícia do Rosário, os usuários participam ativamente da preparação para o desfile. ‘’ É fantástico vê-los produzindo, se divertindo elaborando fantasias, compondo o enredo. É algo para ocupar a cabeça dessas pessoas que antes ficavam restritas ao hospital e os serviços de saúde, essa interação é fundamental para o tratamento desses usuários’’, afirmou.