postheadericon Prefeito de Niterói visita em três unidades de saúde

visita-saude

Três unidades municipais de saúde receberam a visita do prefeito da cidade na tarde desta sexta-feira (20/2).

O chefe do Executivo municipal esteve no Hospital Getulinho, no Fonseca, na Policlínica do Largo da Batalha, e na Unidade de Urgência Mario Monteiro, em Piratininga. As visitas, de acordo com o prefeito, são uma ação sistemática de gestão para verificar as melhorias no atendimento.

"As visitas são importantes para ter um contato direto com os cidadãos e com os profissionais que atuam na ponta. Existem vários desafios e problemas que persistem, apesar dos avanços obtidos. Um dos principais hoje diz respeito à gestão de recursos humanos, daí a importância da criação da Fundação Estatal de Saúde", afirmou o prefeito, que conversou com médicos sobre a importância de instituir gradualmente um regime de trabalho mais estável do que o existente nos últimos anos.

O chefe do Executivo niteroiense também conversou com pacientes e familiares de doentes que estavam sendo atendidos nas unidades. Para o estoquista Antônio Carlos Pereira, 50 anos, o atendimento na Policlínica do Largo da Batalha melhorou muito. "Antes a gente precisava de atendimento, vinha para cá e era obrigado a esperar num contâiner. As instalações melhoraram bastante, o povo tem mais conforto, ar-condicionado, e os médicos são muito atenciosos", disse Pereira, que mora no Engenho do Mato.

Já a dona de casa Maria Cristina de Souza, que aguardava atendimento para o filho de 3 anos no Getulinho, destacou que sempre recorre à emergência da unidade quando o menino fica doente. "Hoje temos atendimento para nossos filhos quando precisamos, isso aqui melhorou muito", afirmou a moradora do Barreto.

O Getulinho já atendeu 200 mil crianças desde janeiro de 2013, quando a emergência foi reaberta no início da atual gestão. A Policlínica do Largo da Batalha recebe 7 mil pacientes por mês. No Mário Monteiro, 85 mil pessoas já  foram atendidas nos últimos 12 meses.