postheadericon Inaugurada reforma da Unidade do PMF na Souza Soares

A Prefeitura de Niterói inaugurou na tarde desta segunda-feira (2.3) as obras de ampliação e reforma do posto Médico de Família José Antônio Echeverria Biachi, na comunidade Souza Soares, em Santa Rosa. A cerimônia contou com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Após a obra, a unidade passou a contar com um consultório odontológico, com uma equipe de saúde bucal composta por cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal; sala destinada aos agentes comunitários e ambientes de apoio aos profissionais, como copa e banheiro com chuveiro. Além disso, o módulo possui dois consultórios, sendo um ginecológico, sala de curativo e de nebulização, vacina, farmácia, pré-consulta e banheiro. Cerca de quatro mil pessoas são atendidas por uma equipe formada por três médicos, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.
O prefeito de Niterói destacou que, gradualmente, o município vai recuperando a excelência na rede de saúde.
‘’ A ampliação de mais uma unidade de saúde, agora com o programa de saúde bucal, reflete o nosso compromisso de requalificar e reconstruir a rede. Herdamos a cidade no caos, como todo niteroiense sabe como estava nossa cidade, não só com obras paradas, mas também com ações básicas da prefeitura totalmente comprometidas, sobretudo na área da saúde. O nosso trabalho em parceria com os médicos vem permitindo esses avanços nos últimos anos. O caminho está sendo atingido e o cronograma sendo cumprido’’, afirmou.

O ministro Arthur Chioro ressaltou que Niterói tem levado a sério e colocado em prática as politicas de compromisso com atenção básica. ‘’ O Ministério da Saúde observa que essa postura  que o governo do prefeito tem, colocando toda essa prioridade na área da saúde, vem permitindo que a cidade recupere, muito rapidamente, aquela condição de ser uma referencia nacional em diversos indicadores, e isso tem nos ajudado muito, pois sabemos que em Niterói teremos sempre uma prefeitura parceira que leva a sério essas politicas e coloca em pratica nossos projetos’’, disse Chioro.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, lembrou da importância da obra para a comunidade. ‘’Essa foi uma obra de reforma, mas principalmente com objetivo de expansão de crescimento de serviços. Aqui já funcionavam três equipes de referencias de saúde da família, responsáveis sanitárias pelo território Souza soares e Beltrão, dentro da metodologia do medico de família, agora ganhamos a equipe de saúde bucal com dentista e um auxiliar de saúde bucal que trabalham coletivamente também na lógica de saúde da família, privilegiando as ações de prevenção e promoção da saúde’’, disse.
As  obras de reforma e ampliação das unidades integra o conjunto de intervenções em unidade básicas de saúde do programa Mais Saúde, cujo objetivo é a expansão da rede básica de saúde no município.