postheadericon Prefeitura de Niterói vacina contra HPV

A partir de hoje, 02/03, a faixa etária da vacinação contra HPV foi ampliada para meninas de 09 a 11 anos de idade. Além disso, mulheres portadoras de HIV, com idade de 09 a 26 anos, também receberão a vacina.

A imunização permanecerá disponível para meninas de 11 a 13 anos que ainda não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal.

Todas as unidades básicas de saúde, policlínicas (regionais e comunitárias) e módulos do Médico de Família estarão vacinando de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

As portadoras de HIV deverão procurar o serviço de Saúde onde são acompanhadas para receberem orientação.

O esquema prevê a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda, e 60 meses entre a primeira e terceira. Para mulheres com HIV o esquema é de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, e a terceira dose seis meses após a primeira.

De acordo com o Ministério da saúde, a vacina é segura, sendo esperadas reações leves como dor e vermelhidão no local da aplicação e febre.