postheadericon Inaugurada obra de reforma e ampliação do PMF no Caramujo

mf-caramujo

A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta sexta-feira (01/05) as obras de reforma e ampliação do Médico de Família Doutor Aloísio Brasilno Caramujo, na Zona Norte da cidade.

As intervenções fazem parte do programa Mais Saúde para qualificar e ampliar a atenção básica nas diversas regiões da cidade. Atualmente, estão sendo realizadas, simultaneamente, 25 obras de  implantação, reforma e ampliação de unidades de saúde municipais, o maior programa de reformas em curso na cidade.

A unidade passa a contar com recepção, sala de grupo, sala multiuso, quatro consultórios, dois consultórios odontológicos, salas de curativo, um consultório ginecológico, vacina, dispensação de medicamentos, acolhimento, pré-consulta, nebulização e escovódromo.

O posto terá também sala de arquivo, depósito de material de limpeza, além de copa, refeitório, almoxarifado, banheiro de uso comum e banheiros masculino e feminino, bem como sala de reunião.

Serão cinco equipes de saúde da família compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), dentista e Agente de Saúde Bucal. Vai atender a cerca de 10 mil pessoas cadastradas

O prefeito elogiou a qualidade da obra. Segundo ele, a população do Caramujo terá uma unidade totalmente nova.

"Estamos passando por um processo de recuperação gradual da rede de saúde de Niterói. Herdamos uma situação caótica. Reabrimos o Getulinho, inauguramos os Médicos de Família no Morro do Céu, no Viçoso Jardim, estamos recuperando o Carlos Tortelly. Nós vamos fazer uma revolução nestes quatros anos na área da saúde. Nosso objetivo é tornar Niterói a primeira cidade do Brasil a ter 100% das famílias atendidas pelo Médico de Família. Isso acontece porque a Prefeitura de Niterói governa para todos mas tem um olhar especial para aqueles que mais precisam", disse ele.

O chefe do Executivo municipal informou que a Prefeitura está investindo R$ 100 milhões no Caramujo com a construção de creche, recapeamento, obras de contenção de encostas e de um conjunto habitacional de interesse social.

A secretária municipal de Saude, Solange Oliveira, destacou a metodologia do Médico de Família e o protagonismo de Niterói no serviço.

"Essa obra de reforma, ampliação, qualificação, não só de estrutura física, mas que viabiliza o trabalho dentro da metodologia do Médico de Família que nós tanto prezamos. Niterói foi protagonista nesta metodologia, que foi adotada pelo Brasil inteiro e reconhecida como forma responsável de fazer saúde em equipe e com responsabilidade sanitária por território", afirmou.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito Axel Grael,  os deputados estadual Waldeck Carneiro e federal Chico D´Angelo, a secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, o diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), Tarcísio Rivello, os secretários municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, e de Obras, Domício Mascarenhas, além de lideranças comunitárias da região.