postheadericon Saúde promove 1º Curso de Manipuladores de Alimentos

manipulação

112 pessoas de 40 estabelecimentos participaram do evento

Dia 28 de Maio. Sabe o que o planeta comemora hoje? O Dia Mundial do Hambúrguer. Aproveitando essa data tão deliciosa, o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), da Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, promoveu o 1º Curso de Manipuladores de Alimentos. A capacitação foi realizada no auditório do CDL, no Centro.

Segundo o chefe do Devic, Cláudio Vicente, o evento tem, entre outros objetivos, a educação sanitária. O primeiro curso reuniu proprietários e funcionários de 40 estabelecimentos gastronômicos sediados no município, totalizando 112 participantes. As palestras abordaram temas importantes, como: limpeza do local e dos alimentos, importância nutricional e acondicionamento dos produtos, etiquetagem, etc.

“A raiz do problema enfrentado pelos proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes está na perfeita conjugação de três fatores determinantes da qualidade: mão-de-obra, matéria prima e equipamento. Se essa tríade não estiver em sintonia, o produto final vai para o lixo, seja um prato simples ou sofisticado”, explicou Vicente.

De acordo com o coordenador do pólo gastronômico do Jardim Icaraí, advogado criminalista e gourmet, Adalberto Caveari, proprietário dos bares Confraria, Salve Simpatia e Armazém São José, a região reúne 15 estabelecimentos de alto padrão, mas que nos últimos meses virou alvo de fiscalizações punitivas promovidas pelo Procon-RJ.

“O trabalho do Procon é importante, mas fomos multados por estar cortando melancia sem etiqueta de validade. Um exagero. Em nenhum momento o órgão nos orientou sobre como agir corretamente. Por isso, a iniciativa educativa da Vigilância Sanitária é de extrema importância para os funcionários”, ressaltou Caveari.

Os cursos terão cem vagas e irão acontecer todo mês. A meta é capacitar até o fim do ano cerca de 800 funcionários, informou Vicente.