Vigilância Sanitária intensifica combate ao mosquito pernilongo
O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic) intensificou o trabalho de combate ao mosquito Cúlex (Pernilongo) em Icaraí, nesta segunda-feira, 21/09. Agentes de combate a endemias percorreram o entorno do canal Ary Parreiras com objetivo de acabar com o ciclo biológico da espécie, atingindo as larvas do mosquito. A região foi identificada como a de maior incidência do mosquito.
Os profissionais do Devic realizaram a ação nas galerias pluviais e córregos do entorno do canal da Avenida Ary Parreiras, entre a Avenida Sete e as Ruas Mariz e Barros, Lemos Cunha, Otávio Kelly e Gavião Peixoto. Para o combate, os agentes aplicaram inseticidas utilizando termonebulizadores portáteis, equipamento que produz uma fumaça espessa, indicado para o combate de pernilongos nas galerias.
Segundo o Departamento, o controle foi intensificado, pois foi notada uma grande concentração de pernilongos naquela região. ‘’ Avaliamos que os canais são propícios para a proliferação desse mosquito, portanto, estamos realizando um trabalho intensificado nesses locais com intervalos regulares, visando, juntamente com a limpeza dos canais, interromper o ciclo desses mosquitos na região’’.
Trabalho de rotina
A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), realiza rotineiramente um intenso trabalho de combate ao mosquito, popularmente chamado de pernilongo, desde 28/05. Para isso, a Vigilância Sanitária realiza estudo para identificação de áreas com maior incidência do mosquito.
Agentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses aplicam inseticidas e pastilhas de combate à larva em bueiros e valões da cidade, paralelamente uma equipe da Seconser realiza a limpeza desses locais.