Dia Internacional do Idoso é celebrado em Niterói
Evento reuniu aproximadamente 50 pessoas; Campanha Outubro Rosa foi oficialmente lançada
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Programa de Atenção à Saúde do Idoso, promoveu evento em celebração ao Dia Internacional do Idoso, nesta quinta-feira, 01/10, no Horto do Barreto. Diversas atividades foram realizadas com a participação de cerca de 50 pessoas, entre idosos, acompanhantes e profissionais de saúde do município.
O objetivo foi acolher e homenagear os idosos da região, estimulando a busca pelo envelhecimento saudável. Durante o acontecimento, a FMS lançou a campanha Outubro Rosa.
O evento contou bingo, dança em grupo e música ao vivo, todos com a participação dos idosos. Além disso, tendas voltadas a saúde da pessoa idosa foram distribuídas pelo espaço, oferecendo oficina de memória, jogos, aferição de pressão arterial e glicose, além da participação de uma assistente social para dar apoio. Na ocasião, a FMS aproveitou a oportunidade para lançar a campanha Outubro Rosa que promove a conscientização sobre o câncer de mama e compartilha informações sobre a doença.
A chefe do Departamento de Supervisão Técnico-metodológica, Odila Cury, afirma que o objetivo do evento é melhorar e trabalhar o envelhecimento saudável.
‘’ Sabemos que à medida em que vamos envelhecendo, temos que nos proteger, procurar as unidades de saúde pra cuidar do nosso coração, nossa cabeça, tratar de toda nossa estrutura física para que haja uma velhice com qualidade. Devemos envelhecer como nós estamos agora, participando, brincando, dançando, curtindo a vida, desenvolvendo as coisas boas, isso é o que vale’’, destacou.
Segundo a Vice-Presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Juliana Costa, essa data é importante para a saúde, porque traz a conscientização e a valorização da população idosa. ‘’ É um dia lindo, instituído pela ONU, e precisamos usa-lo para conscientização da nossa sociedade, acolhendo cada vez mais a pessoa idosa que é tão necessária, enriquecida de conhecimento e sabedoria. Por isso esse dia é importante para atingirmos todas as áreas da sociedade’’, afirmou.
Programa do idoso
A Rede Pública de Saúde oferece aos idosos: espaço de escuta e acolhimento, visitas domiciliares a acamados segundo critérios definidos pela equipe técnica; prioridade nas marcações e agendamento de consultas; grupos e oficinas terapêuticas; notificação de casos de violência; grupos de convivência, atividades culturais, grupos de orientação para o auto-cuidado e cuidadores.