Pesquisa sobre atendimento psiquiátrico em adolescentes de Niterói vira livro
O livro Juventude e Saúde Mental: a especificidade da Clínica com Adolescentes foi lançado na tarde desta sexta-feira, 23.10, no auditório da Academia Fluminense de Letras, localizado na Biblioteca Pública de Niterói. Baseado nas ações desenvolvidas pela Coordenação de Saúde Mental, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a proposta da edição é apresentar os resultados de uma série de reflexões e estratégias voltadas para o atendimento de adolescentes que vivem graves sofrimentos psíquicos.
Organizado pelo psiquiatra, Edson Saggese, e pela psicóloga, Fernanda Hamann de Oliveira, o livro originou-se de uma pesquisa sobre a rede de Niterói. A iniciativa foi assinada por diversos profissionais de saúde mental, e levou três anos de duração. Editada pela Companhia de Freud, a obra tem 164 páginas e contou com financiamento da Federação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Os autores
Médico psiquiatra, com mestrado em psiquiatria, psicanálise e saúde mental e doutorado em ciências da saúde, Edson Saggese tem grande experiência em psiquiatria infanto-juvenil. Foi o criador do Centro de Atenção Psicossocial da Infância da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também é professor.
Psicóloga e jornalista, a carioca Fernanda Hamann de Oliveira é “ghost-writer” de diversos livros e também organizadora do livro Juventude e Saúde Mental. Com vários artigos sobre psicologia e psicanálise publicados, a autora é especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela UFRJ, cursou mestrado, faz doutorado em Teoria Psicanalítica na mesma universidade e exerce clínica na cidade do Rio de Janeiro.