Campanha Outubro Rosa: palestra ressalta papel da fisioterapia no tratamento
Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, foi realizada na última terça-fira (27), o auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEPP), na Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço, uma palestra da fisioterapeuta, Elizabeth Carvalho, da Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio, da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Reunindo cerca de 20 usuários e profissionais da saúde, o evento proporcionou aos participantes um momento para que tirassem dúvidas e dividissem vivências. Elizabeth expôs sobre a importância do exame precoce e do pré operatório, e dos riscos de cada tipo de complicação cirúrgica.
"Não é por acaso que se escolheu um mês inteiro para alertar sobre os perigos do câncer de mama. Estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) para 2015 mostram que dentre os casos de câncer este é com maior incidência entre as mulheres, com 20,8% (mais de 57 mil casos)", comentou Elizabeth.
A mastologia oncológica, ramo da medicina especializado no combate ao câncer de mama, é realizado em Niterói por unidades como a Policlínica Malu Sampaio. Atuando de maneira multidisciplinar no tratamento do pré e pós-operatório, a unidade mantém desde 2007 o Grupo da Mama, de mulheres que se reúnem para a troca de experiências na luta contra a doença.
Segundo Elizabeth, o pós-operatório demanda cuidados especiais e exercícios para impedir e remediar a formação de danos ao corpo. Algumas destas complicações surgem de imediato como a dor, seroma (acúmulo de líquidos), deiscência (feridas), alteração de sensibilidade; outras aparecem no pós-operatório tardio como o linfedema (braço inchado), a fadiga, mama fantasma e problemas na articulação como a fibrose. A fisioterapia, com a estimulação de movimentos, interferência na postura e massagens, se mostra, portanto, de extrema necessidade no tratamento.
O evento foi organizado por Odila Curi do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (Desum) e contou com a participação de Vera Oliveira (Assistência Integral de Saúde da Mulher) e Adriana Cersosimo (diretora da Maternidade Alzira Reis).