Grota do Surucucu recebe mutirão contra dengue
381 casas foram vistoriadas
Na manhã deste sábado, 07/11, cerca de 30 agentes do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde, percorreram a comunidade da Grota, em São Francisco, combatendo possíveis focos do mosquito e orientando a população. Foram visitadas 381 casas, além de ruas e canteiros, durante a ação que faz parte da Campanha Niterói Contra Dengue.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, o trabalho contra dengue é intenso e ocorre durante todo ano, e não apenas no verão, o que resulta em baixo número de casos no município.
“A campanha é de intensificação de um trabalho já realizado o ano todo. Os locais atingidos são baseados no estudo que apontam os bairros com maior índice de infestação. Niterói apresenta um baixo número da doença, principalmente em relação a outros municípios, e isso é reflexo desse trabalho de rotina contra dengue”, declarou.
Os próximos locais serão Preventório e Viçoso Jardim.
Campanha
A campanha tem como objetivo intensificar as ações de prevenção à doença em toda a cidade. O trabalho será realizado pela secretaria de Saúde em parceria com outras pastas, como a de Conservação e Serviços Públicos, Educação, Ciência e Tecnologia, Obras, além da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin).
O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses vai realizar mutirões intersetoriais, ações que acontecem todos os fins de semana em diferentes locais da cidade, reunindo agentes de endemias que fazem a visitação em residências, prevenindo e combatendo possíveis focos do mosquito da dengue.
Além disso, serão feitas atividades educativas nas escolas, em parceria com a Educação, transformando as crianças em multiplicadores dos conhecimentos sobre a prevenção à dengue, e trabalhos de conscientização em canteiros de obras, que costumam ter entulhos que podem acumular água, estaleiros e borracheiros. Outra medida importante é a participação dos funcionários da Seconser e da Clin promovendo ações de limpeza e capina.
Disque Dengue
O Disque Dengue - (21) 2621-0100 - continua sendo a linha telefônica exclusiva para solicitação de visitas dos agentes de endemias e para denúncias de casas abandonadas, terrenos com lixo acumulando água, entre outros possíveis focos do mosquito da dengue. O atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 14h.