Curso para tratar pacientes com HIV, HPV e Hepatites
Mais de 50 cirurgiões-dentistas e auxiliares de Saúde Bucal da rede pública de Niterói lotaram o auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP) da Policlínica Sylvio Picanço nesta sexta (13). O evento foi um curso de capacitação com o Dr. Arley Silva Junior sobre as particularidades no tratamento bucal de usuários portadores de HIV, HPV e Hepatite.
A coordenadora da Saúde Bucal do Programa Médico de Família, Andreia de Sá Fulchi, ressaltou o trabalho estratégico e multidisciplinar da Atenção Básica, que tem se expandindo nesta gestão: "Estamos com 19 equipes de Saúde Bucal e em processo de ampliação para mais unidades".
Com experiência no atendimento odontológico para pacientes com saúde comprometida, Dr. Arley atende no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e expôs no curso cada tipo de manifestação oral que pode acometer os portadores de HIV, HPV e hepatites. No caso da Aids, a mais comum é a candidíase (mancha branca que pode sair por raspagem) e outras que surgem quando o tratamento antirretroviral não está sendo bem efetuado e a imunidade do paciente está baixa, como a Leucoplasia Pilosa (na língua) e os tumores malignos Sarcoma de Kaposi e Linfoma Não-Hodgkin.
O dentista deve estar a par do histórico e do prontuário do paciente e ao perceber combinação de sinais de outras doenças (fadiga, perda de peso, sudorese, linfopatia, diarreia) encaminhar para um médico especialista. "Se o paciente for portador do vírus HIV, ao realizar cirurgias odontológicas, é preciso analisar o nível das plaquetas para avaliar o risco cirúrgico", lembrou Dr. Arley.
A dentista Ana Maria Rodrigues, do PMF Lagoinha do Caramujo, aprovou a iniciativa da FMS de convocar os profissionais para o curso: "A gente lida com esses problemas na comunidade, então é bom a gente ficar sabendo como agir e não deixar só para o médico. Com esse curso a gente descobriu como suspeitar dos sinais diferentes que os pacientes podem apresentar", disse.