Visita nas obras do Getulinho e do Mario Monteiro
As obras do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, e as do Hospital Mario Monteiro, em Piratininga, receberam a visita do prefeito da cidade nesta terça-feira (12/01).
No Getulinho, o prefeito anunciou que as obras ali serão entregues no final do primeiro semestre:
“Eu estou muito impressionado com a velocidade desta obra. Esta é uma obra complexa, mas todo o cronograma está sendo cumprido. Em março, vamos concluir toda a obra do ponto de vista da construção civil e depois teremos dois meses de acabamento para as instalações do hospital e, em junho, vamos entregar à cidade de Niterói, especialmente às crianças, a melhor emergência pediátrica do Estado do Rio de Janeiro. Estou muito orgulhoso, pois, enquanto há um caos na Secretaria estadual de Saúde, nós, ao invés de fecharmos hospitais, estamos reabrindo unidades, como esta. Vamos entregar o novo Getulinho em junho, completamente modernizado. Mais que isso, não teve um dia em que esta emergência esteve fechada, apesar dos boatos espalhados, mesmo diante do caos na saúde estadual”, disse o prefeito.
Toda a estrutura predial já está pronta, assim como as instalações hidráulicas e elétricas e o telhado. No momento estão sendo feitos os pisos, os revestimentos dos banheiros, as esquadrias das janelas e os acabamentos. A conclusão da obra está prevista para junho de 2016. A nova unidade será referência no atendimento pediátrico.
“Hoje vivemos uma realidade especial, em que atendemos muitos pacientes de municípios vizinhos. A crise no estado nos levou a uma sobrecarga extrema, mas fizemos um esforço para manter bons resultados. O Getulinho é a unidade que mais sofreu, é a única emergência pediátrica na região. Absorvermos pacientes de São Gonçalo, Maricá, Itaboraí. Nosso serviço hoje atende uma média de 40% de pacientes de outros municípios. A reinauguração desta emergência representa que esta unidade continuará dando suporte às nossas crianças. Estamos muito orgulhosos, essa importância é incontestável”,explicou a secretária municipal de Saúde, Solange Regina de Oliveira.
No local, está sendo construído um moderno hospital, com atendimento de urgência e emergência, internações e cirurgias pediátricas. A unidade oferecerá ainda exames de raios X e laboratoriais, um centro cirúrgico, unidades Intermediária e de Tratamento Intensivo (UTI), salas de isolamento, de medicação, de nebulização, de curativo e sutura, entre outras instalações.
Em seguida, o prefeito visitou as obras da Unidade de Urgência Mário Monteiro:
“Estou muito feliz com o cumprimento do cronograma da recuperação e ampliação do Mario Monteiro. A obra será concluída agora em fevereiro, vamos instalar os equipamentos e realizar a transferência da unidade provisória para a nova Unidade Mario Monteiro, que será entregue no mês de março. É um investimento expressivo de R$ 4,4 milhões. Esta unidade foi completamente sucateada e praticamente fechada pela administração passada, o mesmo grupo que fechou a emergência do Getulinho e outras unidades, e é responsável pelo caos na rede estadual de saúde. A partir de março, a Região Oceânica de Niterói vai ganhar uma unidade de excelência no atendimento. Também gostaria de parabenizar a todos os funcionários, que, mesmo com as dificuldades, vêm mantendo o bom atendimento no hospital provisório. E ao mesmo tempo reforçar o compromisso com a saúde, que estamos priorizando desde o início da nossa gestão. Só no ano passado, tínhamos obrigação de investir 15% na saúde e investimos 21%”, disse.
Já foram concluídas as fundações, as estruturas metálicas da ampliação, a rede sanitária e reservatórios de água, alvenaria, instalação de ar-condicionado, instalação elétrica, pintura, portal das portas, rufo da cobertura, meios-fios da calçada interna, instalação do piso vinílico, rebaixamento de teto (forro), exaustão, tubulação dos gases medicinais e grade externa. No momento, a obra está em fase de finalização.
“Eu sei qual é a importância desta unidade para esta população. O investimento aqui era fundamental e prioritário, e o prefeito vem mantendo esse atendimento com qualidade, está trazendo para essa unidade uma vida nova. Uma unidade que inspirou uma política nacional de saúde, que foram as UPAS. Esta foi a primeira unidade pré-hospitalar de urgência do Brasil. O prefeito fez um investimento grande, e agora estaremos adequados, mas sem perder a nossa identidade”, disse a secretária Solange.
A antiga estrutura, que não havia passado por obras desde a sua inauguração em 2004, será transformada no modelo de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e terá sua área ampliada em 365 metros quadrados, atingindo um total de 2.050 metros quadrados de área construída. A unidade também passará a ter consultório de classificação de risco, o que agiliza atendimento, e sala de medicação com 16 lugares. Também haverá posto de emergência, sala de raios X, laboratório, 17 leitos de observação, quatro leitos de emergência, oito consultórios.
Durante as intervenções, a prefeitura de Niterói alugou as instalações do antigo Hospital da Amil, onde são realizados cinco mil atendimentos por mês.