Obra da nova Unidade Mário Monteiro em fase de finalização
As obras da Unidade de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga, na Região Oceânica, foram vistoriadas pelo prefeito da cidade na manhã desta quinta-feira, 18/02. Não há como não se impressionar com esse novo equipamento da rede municipal de saúde, que será inaugurado na segunda quinzena de março. Com ele, a Região Oceânica contará com uma emergência qualificada e com uma capacidade de atendimento 40% maior.
As intervenções estão em fase de conclusão. Já foram feitas as fundações, estruturas metálicas da ampliação, rede sanitária e reservatórios de água, alvenaria, instalação de ar-condicionado, instalação elétrica, pintura, portal das portas, meio-fio da calçada interna, instalação do piso vinílico, rebaixamento de teto (forro), exaustão, tubulação dos gases medicinais e grade externa. No momento, a obra está em fase de finalização, sendo concluídos a pavimentação externa, gerador e elevador.
A antiga estrutura, que não havia passado por obras desde sua inauguração em 2004, terá sua área ampliada em 365 metros quadrados, atingindo um total de 2.050 metros quadrados de área construída. A unidade também passará a ter consultório de classificação de risco, o que agiliza atendimento e sala de medicação com 16 lugares. Também haverá posto de emergência, sala de raios X, laboratório, 17 leitos de observação, quatro leitos de emergência, oito consultórios.
O prefeito destacou a importância da reforma da unidade.
"Saúde é um desafio. Niterói sofre bastante com o desmantelamento ocorrido no ano passado da rede estadual de saúde. Chegamos no carnaval a um índice de quase 50% da população proveniente de municípios vizinhos. Acredito que nós estamos cumprindo nossos compromissos. Reabrimos a emergência do Getulinho, Largo da Batalha, Mário Monteiro, Carlos Tortelly, estamos recuperando a atenção básica. A Região Oceânica ficou sem unidade de urgência de qualidade, e agora o novo Mário Monteiro terá sua capacidade de atendimento ampliada em 40 por cento", declarou.