Caminhadas na Zona Norte alertam sobre o câncer de mama
Após um mês de coleta de preventivos, palestras e rodas de conversa como parte da programação do Outubro Rosa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou na terça-feira (25/10) duas caminhadas, uma no Barreto e outra no Fonseca, para continuar no alerta à população sobre o câncer de mama.
No Barreto, a UBS João Vizela mobilizou suas usuárias a participarem da caminhada. O trajeto foi da unidade até a praça do Tio Sam, ao som de ritmistas do Porto da Pedra e carro de som que tocava paródias sobre o cuidado com a doença. Segundo a diretora da unidade, Paola Console, a caminhada é um fechamento de um mês de educação em saúde. “É importante alertar a mulher a conhecer seu corpo, aprender a se tocar. E esse mês é intensificado o acesso à saúde”. Paola também ressaltou a importância das parcerias, como o fisioterapeuta Paulo Gonçalves e os projetos Gugu, para idosos, e o Caminhando com Você, de dança.
Durante o percurso, moradores saiam de suas casas, curiosos com o carnaval fora de época que se formava. A Guarda Municipal ajudou no controle do trânsito. Nanci Wanderley, de 64 anos, era uma das participantes e concordou que a ação era importante para quem não se cuida. Técnica de enfermagem, ela afirma que tem o hábito de fazer o autoexame e realizar a mamografia. Médicos recomendam que a partir dos 40 anos a mulher faça a mamografia uma vez por ano.
No Horto do Fonseca, a Policlínica Guilherme March organizou uma caminhada dentro do parque. Segundo a diretora Maria Conceição Stern, é uma união em prol da promoção de saúde. “Durante todo mês envolvemos nossos profissionais de saúde com palestras e atividades. A ação é para botar a cara e fazer barulho para conseguir sensibilizar.”
A caminhada contou com a parceria de dez unidades de Médico de Família em um trabalho em conjunto ressaltado por Conceição: “são pontas que unem toda a rede Atenção Básica, seguindo a política de Práticas Integrativas e Complementares”, declarou.
Representando o Departamento de Supervisão Técnico-Metodológica (DESUM), órgão integrador responsável pela organização deste mês comemorativo, Nelma Lucia afirmou que a rede de saúde de Niterói está mobilizada no cuidado da mulher com seu corpo e mama. “Essa caminhada mostra o empenho em despertar a população. É importante esse incentivo em Outubro, mas o alerta é para o ano todo, para atingirmos melhores resultados”, afirmou.
Tratamento
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, que tem maiores chances de serem curados se descobertos precocemente. Em Niterói, paciente com suspeita de ter a doença deve procurar uma unidade de saúde.