Getulinho recebe alunos da UFF para residência
A obra da Emergência, do novo Centro Cirúrgico e a abertura do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Getulio Vargas Filho, o Getulinho, qualificou a unidade com perfil de ensino, permitindo que alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) realizem residência médica e internato no local. No mês de março, o hospital passou a receber estudantes de medicina a partir do 10º período e médicos residentes que vivenciam experiências na emergência e no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Segundo a diretora médica do hospital, pediatra Anna Ester, as intervenções na estrutura da unidade permitiram esse trabalho por ter um amplo espaço, mais consultórios, ambiência agradável e mais equipamentos. A médica explica que os alunos internos e médicos residentes tem plantões supervisionados pelo chefe de equipe e tutela da direção médica e coordenação do CTI e enfermaria. Ao final do período dos estudantes no hospital, há apresentação de um trabalho teórico, como exemplo a apresentação de um caso de determinada doença.
De acordo com a secretária de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, hoje o Getulinho possui ampla área de atendimento, o que permitiu a parceria com a UFF. “O hospital é um local onde a população recebe atendimentos de emergência, procedimentos no Centro Cirúrgico e internações no CTI, além das especialidades ambulatoriais. O serviço é completo, com estrutura de qualidade. O Getulinho é uma unidade de referência pediátrica de Niterói”, afirma a secretária.
O médico residente Rodolfo Fernandes Lopes da Silva, 29 anos, conta sobre as experiências vividas na unidade e sobre a importância da parceria com a UFF. “Aqui no Getulinho, o fluxo de atendimentos é bem grande, com muita variedade de doenças, permitindo ampla experiência na área, além disso, há um suporte muito bom, pois tenho os exames que preciso fazer, como de sangue e raio-X, além de toda a estrutura física do local.