Samu na Escola: orientação em caso de emergência
Com objetivo de orientar professores e alunos quanto a medidas adotadas corretamente em casos de emergência, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) iniciou na manhã de quarta-feira o projeto Samu na Escola. A primeira unidade a receber o curso foi a Escola Municipal Honorina de Carvalho, em Maria Paula. A coordenadora da Base do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Dora Coutinho, explica que a iniciativa foi do Departamento de Supervisão Técnico-Metodológico da FMS, em parceria com o Samu e a Fundação Municipal de Educação. Segundo Dora, as aulas são dividas em teóricas e práticas, primeiro para os professores e posteriormente para os alunos.
“Nossa intenção é orientar profissionais e estudantes a adotarem medidas corretas no momento de uma emergência, até que a ambulância do Samu chegue ao local. Como exemplo, orientamos a condução quando ocorre uma queda, fratura, crise convulsiva, hemorragia nasal, queimadura e até mesmo um infarto agudo do miocárdio”, esclarece a coordenadora.
Secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos aprovou a medida, considerando importante para saúde dos estudantes e professores.
“A iniciativa permite que as pessoas saibam exatamente o que fazer até que o socorro médico chegue ao local do acidente. Esse é mais um modelo de ação de integração intersetorial da Prefeitura. A ideia é realizar em todas as escolas de ensino fundamental do município”, afirma.
Para a professora de ciências do sétimo ano, Deise Fernandes, o projeto tem muita relevância.
“É natural lidar com pequenos acidentes, principalmente com adolescentes. Como o primeiro contato com o aluno é nosso, até que chegue o socorro, é importante sabermos exatamente como conduzir cada caso. Além disso, acho muito bom que os alunos também tenham contato com esse projeto”, declara.
O curso continua na Escola Municipal Honorina de Carvalho e está dividido em quatro aulas para professores e quatro aulas para os alunos, todas teóricas e práticas.