Despedida do Outubro Rosa reúne usuárias e profissionais
O Outubro Rosa encerrou suas atividades com programações especiais em unidades de Saúde do município. Nesta terça-feira, 31/10, aconteceu uma caminhada no Horto do Fonseca e no Horto do Barreto. A iniciativa é da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, comemora o sucesso das atividades, que durante todo mês foram realizadas nas unidades, e destaca que a rede municipal possui toda estrutura para o diagnóstico precoce da doença.
“Realizamos uma média de 40 mamografias por dia no município. Toda semana são disponibilizadas 200 vagas para o exame e não há fila de espera nas unidades. Contamos com a assistência necessária que a população precisa, como atendimento profissional, acolhimento e exames. Foi um mês de grande intensificação do trabalho voltado à conscientização do câncer de mama”, declara a secretária.
No Fonseca, profissionais e usuárias da Policlínica Regional Dr Guilherme Taylor March e dos módulos do Médico de Família da Vila Ipiranga, Bernardino e Teixeira de Freitas andaram até o lago do Horto, vestidas de rosa, para um abraço comunitário e salva de palmas para o trabalho da rede durante todo esse mês.
“Com essas atividades focamos na prevenção do câncer de mama, que descoberto precocemente pode seguir com tratamento adequado”, afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Policlínica, Claudia Marcia, justificando que a rede pública está encaminhando sem problemas os usuários para a continuidade do tratamento na Policlínica de Atenção à Saúde da Mulher Malu Sampaio e no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP).
A longevidade estava representada na caminhada com as usuárias de rede Zita Câmara, de 89 anos; Aladir Jardim (86); Maria José (75); Zeni Antunes (72). De acordo como Zeni, a atividade foi uma “maneira de demonstrar nossa participação, nossa parceria, uma forma de estarmos todos juntos nessa causa. E nesse lugar agradável e seguro - volta e meia venho ao Horto, passear, ler e fazer palavras cruzadas”.
No Barreto, a Policlínica Dr. João da Silva Vizela também mobilizou uma grande caminhada. Embalados pela bateria da Escola de Samba Viradouro e carro de som com paródias sobre o cuidado com a doença, cerca de 100 pessoas, entre usuários da rede e profissionais de saúde, percorreram o trajeto que seguiu da unidade até a Cidade da Ordem Pública, no mesmo bairro. Durante o percurso, muitos moradores curiosos saiam de suas casas para participar e eram recebidos pelos funcionários com informações sobre a doença e panfletos educativos.
De acordo com a diretora Paola Console, a organização promoveu ainda atividades educativas dentro da policlínica. “Tivemos Auriculoterapia, uma técnica terapêutica que promove alívio das dores, enxaqueca, entre outros, além de rodas de conversa sobre a importância da prevenção do câncer de mama”, destacou Paola, agradecendo o apoio dos Módulos do Médico de Família do Marítimos, Maruí e Leopoldina, Policlínica Regional da Engenhoca, além da Secretaria Regional do Barreto e NitTrans no ordenamento do trânsito.
Terminada a temporada de eventos rosas, Niterói se prepara para as atividades do Novembro Azul, de saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata.