Principal
Banner

postheadericon Janeiro Branco: Centro de Convivência de Niterói tem até oficina de fotografia

 

 

Neste Janeiro Branco, de conscientização e debate sobre a Saúde Mental, a Secretaria de Saúde de Niterói aproveita para informar sobre um dos seus dispositivos no setor, o Centro de Convivência e Cultura de Niterói, responsável pelas atividades que incentivam a criação artística, a profissionalização e a interação social entre os pacientes.

 

Com a pandemia, os encontros tiveram que se adequar ao formato online. Todos os dias da semana acontecem uma atividade, como o "Intervalo Musical" nas segundas e os ensinamentos em "Economia Doméstica" nas quintas.

 

A oficina de fotografia Construção de Memórias, que ocorre nas sextas, é importante ser ressaltada. É uma parceria da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Niterói com a Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) e ministrada pela fotógrafa Mariana Pêgas. "Estamos na busca por reinserção dos usuários no espaço comunitário, através do estímulo à produção artística, da experiência fotográfica e da criação de uma rede de afetos", afirmou.

 

A cada encontro, Mariana sugere em mídia social um tema específico para incentivar seus integrantes a tirar fotos dentro da própria casa, seguindo as instruções da arte fotográfica e estimulando a criação artística - fundamental para seus tratamentos psicossociais.

 

Segundo a Coordenadora do Centro de Convivência, Wal Tomaz "tivemos que nos reinventar com novas formas de convivência. Há um amadurecimento dos usuários. Acaba que a intenção não é ser apenas na Saúde Mental, mas na promoção da saúde de uma maneira geral, integrando e informando as pessoas", afirmou.

 

Nessa linha, o coordenador de Saúde Mental do município, Carlos Castro, ressalta a importância desta promoção da saúde e o caráter de pensar nas estratégias de inclusão dessas pessoas na vida cotidiana. "O outro ponto importante é ser um espaço de geração de renda, com oficinas para a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho", lembrando os encontros do grupo da Economia Doméstica e outros de caráter profissionalizante, bem como o trabalho que alguns usuários exercem nas unidades de saúde do município, como na cozinha da Policlínica Carlos Antonio da Silva, em São Lourenço.

 

Segundo o secretário de saúde, Rodrigo Oliveira, "Niterói tem histórico na Luta Antimanicomial e na visão integrada da Saúde Mental implicada em diversas ações intersetoriais entre a saúde e com outros campos. O belo trabalho realizado pelo Centro de Convivência e Cultura, bem como dos outros dispositivos da Saúde Mental, revelam isso de maneira fundamental".

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner