Principal Medicamentos
Banner

 

MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS PARA USUÁRIOS DO SUS


O acesso à medicamentos pelos usuários do SUS, está definido em três grupos de acordo com os critérios de financiamento, aquisição e distribuição previstos na legislação, que são: Componente Básico, Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica, compartilhados entre os três entes federados (Municipal, Estadual e Federal).

 

Decretos e Portarias que normatizam os medicamentos no SUS:


Decreto - nº 7.508 de 28/06/2011, que regulamenta a Lei 8080 de 19/07/1990. Portaria GM/MS nº 3916 de 30/10/1998, que institui a Política Nacional de Medicamentos. Portarias GM/MS nº 1555 de 30/07/2013; nº 2001 de 03/08/2017; nº 3047 de 28/11/2019, que definem a relação de medicamentos e seu financiamento.

 

O elenco de medicamentos do SUS são atualizados e publicados periodicamente na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos); sendo classificados e distribuídos entre os três componentes da assistência farmacêutica, conforme definição a seguir:

 

1-  Componente Básico da Assistência Farmacêutica : o financiamento é distribuído entre Estado, Município e Ministério da Saúde, a aquisição é de responsabilidade dos Municípios, sendo os medicamentos do município definidos na REMUME (Relação Municipal de Medicamentos), tendo como referência a RENAME e estudo de patologias existentes no município. Em Niterói foi realizada em 2021, revisão e atualização da REMUME, sendo publicada em 31 de março/2021 no diário oficial do município.

 

 

2-  Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica: o Ministério da Saúde adquiri e distribui estes itens aos estados, para distribuição aos municípios à pacientes acometidos de: tuberculose, hanseníase, malária, meningite, HIV/aids, influenza, etc.

 

 

3-  Componente Especializado da Assistência Farmacêutica:  são medicamentos para situações clínicas com agravos crônicos, com custos de tratamento mais elevados ou de maior complexidade. Os Medicamentos do componente especializado são financiados e adquiridos pelo Ministério da Saúde e/ou Estado; com polos de distribuição em alguns municípios previamente acordados entre os entes federados, havendo em Niterói um destes polos.

 



Divulgamos neste “site” a Relação de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, disponíveis nas farmácias das unidades de saúde do município, mediante apresentação de receita médica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner