Principal
Banner

postheadericon Dia D de vacinação contra gripe acontece neste sábado

 

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizará, neste sábado (31), o dia D de vacinação contra a Influenza, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programa Médico de Família (PMF), nos postos volantes do Theatro Municipal e do Ginásio Gomes Pereira e nas Policlínicas, com exceção das unidades do Barreto e Piratininga. A vacina está disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade por recomendação do Ministério da Saúde (MS).

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destaca a importância da ação.

 

“O Dia D permite que a população tenha a oportunidade de se vacinar no sábado, principalmente aqueles que não podem ir durante a semana. A gripe pode levar a infecções graves, sobretudo em pessoas que têm comorbidades e são mais idosas. É importante que todos compareçam a uma unidade de saúde para receber a imunização”, declara o secretário.

 

A vice-presidente de Atenção Ambulatorial, Maria Célia Vasconcellos, alerta sobre a importância da vacinação. A campanha começou no dia 19 de abril e já imunizou mais de 130 mil pessoas.

 

“Neste sábado estaremos até às 17h convocando todos para tomarem a vacinação contra a Influenza. É muito importante o comparecimento da população, ainda mais por estarmos com o inverno mais rigoroso”, afirma Maria Célia Vasconcellos.

 

A vacina da gripe continua sendo realizada de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas, unidades do Médico de Família e no Theatro Municipal, das 8h às 17h. Apenas no próximo sábado, Dia D, as Policlínicas e o Ginásio Gomes Pereira, no Largo da Batalha, irão oferecer a imunização, já que nos demais dias estão vacinando contra a Covid-19, das 8h às 17h. É preciso aguardar o intervalo de 14 dias entre a aplicação desses imunizantes.

 

Acamados – Idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção severa que fazem parte do grupo prioritário podem receber a vacina em casa. Basta fazer o cadastro através do link: www.bit.ly/acamadosgripeniteroi. É necessário preencher um questionário informando nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

 

A doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

 

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

 

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

 

Confira os locais de vacinação:


Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço; Policlínica Regional do Fonseca; Policlínica Regional da Engenhoca.

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca.

 

Programa Médico de Família (PMF) por regionais: Região Oceânica – Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Engenho do Mato, Maravista e Várzea das Moças. Praias da Baía – Alarico, Jurujuba, Martins Torres, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viradouro, Palácio, Ponta D’areia, Vital Brazil. Norte 1 – Caramujo, Jonathas Botelho, Morro do Céu, Teixeira de Freitas, Viçoso Jardim e Boavista. Norte 2 – Baldeador, Coronel Leôncio, Ilha da Conceição Leopoldina, Maruí, Marítimos, Nova Brasília, Vila Ipiranga. Pendotiba – Atalaia, Badu, Cantagalo, Grota I, Grota II, Ititioca, Maceió, Matapaca e Sapê.

 

Posto Volante do Theatro Municipal, no Centro.

 

Posto Volante do Ginásio Gomes Pereira, no Largo da Batalha.

 

 

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner