postheadericon HPJ presenteia Prefeitura com quadro intitulado ‘Vacina’

Unidade municipal planeja se tornar um Centro de Arte e Cultura para valorizar a arte como forma de expressão

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (17), Rafael Matos, 35 anos, paciente do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), que o presenteou com um quadro intitulado “Vacina”. Há 13 anos, Rafael iniciou tratamento na unidade de saúde mental da rede municipal e desde então vem produzindo uma série de pinturas e desenhos que retratam sua trajetória e seu olhar no dia a dia da instituição.

Derivado do último Plano Municipal de Saúde Participativo, o HPJ planeja se tornar um Centro de Arte e Cultura para ampliar ainda mais a valorização da arte como forma de expressão e produção para seus pacientes.

Axel Grael enfatizou o orgulho de poder receber Rafael, conhecer um pouco mais da sua arte e destacou também a importância de ações que contribuem para aproximar a cidade e a sociedade com o trabalho que é realizado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

“Ele me presenteou com um quadro que ele pintou e intitulou ‘Vacina’, inspirado no momento que estamos vivendo de enfrentamento à pandemia. O quadro é, também, uma homenagem aos profissionais de saúde. Tenho muito orgulho de ver a qualidade do trabalho que se produz no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. O Rafael é um dos talentos que conheci lá na unidade, onde temos pessoas com muita capacidade e talento. Apresentar à cidade o que se produz no HPJ é, também, uma forma de mudar o olhar das pessoas em relação à saúde mental”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que Rafael Matos é um representante da arte da saúde mental em Niterói e lembrou que ele já participou de exposições em Niterói.

“Este momento reflete o reconhecimento de um processo muito bonito, que mesmo diante de todas as dificuldades, tanto da equipe do HPJ quanto o conjunto de trabalhadores da rede de saúde mental desenvolvem no sentido de produzir inclusão, de produzir quebra de preconceitos e construção de uma cidade mais acolhedora, mais humana e mais igualitária”, afirmou.

Durante a conversa com o prefeito, Rafael contou que a entrega do quadro era a conquista de mais um sonho e aproveitou o encontro para mencionar um desejo: que seu acervo, com mais de 240 desenhos e pinturas, fique no HPJ.

“Este é um quadro histórico, que reflete um momento histórico. Fomos um dos primeiros grupos a sermos vacinados contra a Covid-19 e aquele momento foi de grande importância. Tenho acompanhando o trabalho feito na saúde em Niterói. Poder presentear o prefeito com a minha arte é um momento de alegria, estou muito honrado. Acompanho a família Grael em suas conquistas no esporte e fiquei muito feliz quando soube que o Axel seria prefeito de Niterói”, afirmou Rafael, relacionando a prática artística como uma expressão que os atletas realizam com o próprio corpo.

Tendo como inspiração o pintor mineiro Bandeira de Mello, Rafael cria como um processo que fortalece seu tratamento psicossocial. Em março de 2020, chegou a expor, pela primeira vez, na Sala Leila Diniz, no Centro de Niterói. Na mostra, foram apresentadas 58 obras de forte expressividade, imagens oníricas e representações do cotidiano hospitalar.

A atividade artística de Rafael é acolhida na lógica do tratamento humanizado da rede de saúde mental de Niterói. Segundo o diretor do HPJ, Sérgio Bezz, a arte dá um grande sentido de existência para Rafael.

“Eu digo que ele é curador em duplo sentido, tanto na curadoria da produção artística em si, como no sentido do ‘curar-a-dor’, em seu tratamento na unidade”, pontuou.