Principal
Banner

postheadericon Niterói inicia dose de reforço em pessoas a partir de 90 anos

 

 

 

Niterói é a primeira cidade do Estado do Rio a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos. Nesta quarta (01) e quinta-feira (02), o reforço será aplicado em pessoas acima de 90 anos. Na sexta-feira (03) e sábado (04), será a vez dos idosos a partir de 85 anos. A vacinação deste grupo é realizada com a Pfizer. Para receber a dose, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade. É necessário ter um intervalo de seis meses ou mais da segunda dose.

 

Arthur Perlov, de 90 anos, foi um dos primeiros idosos a tomarem a dose de reforço na manhã desta quarta-feira (01), no posto drive thru da Prefeitura de Niterói, no campus do Gragoatá da UFF.

 

“Fui criado em Niterói e voltei a morar aqui há pouco tempo, depois que minha esposa faleceu. Com a minha idade, só posso ficar muito satisfeito porque agora eu tenho mais segurança”, contou Arthur.

 

Pouco depois foi a vez da Ruth Lemos, de 90 anos, também tomar sua dose de reforço da vacina contra Covid-19.

“Eu já estava esperando, tomei as duas primeiras doses, não senti nada e foi tudo legal”, disse.

 

Na semana passada, Niterói tornou-se a primeira cidade do Estado do Rio a iniciar a aplicação da terceira dose em pessoas que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando a vacinação nas casas de repouso e abrigos.

 

Imunossuprimidos – A Prefeitura de Niterói vai iniciar, nesta quinta-feira (02), a vacinação de reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar, pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) com uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; pessoas que façam uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias; pessoas que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias).

 

Também podem receber o reforço pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de Mofela, Azaprina, Ciclofosfamid, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe), inibidores Da JAK (Tofacinibe, Baracinibe, Upadacinibe).

 

É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação, laudo médico ou receita médica.

Adolescentes – O município segue vacinando adolescentes com até 12 anos com a primeira dose. Nesta quarta-feira (01), foi a vez do público de 13 anos. Gabriela Nunes, 13 anos, esteve na Policlínica Sérgio Arouca, acompanhada da mãe, Raquel, para vacinar logo cedo.

 

“É bom saber que a gente está se protegendo desse vírus que está acabando com o mundo. Eu já retornei às aulas presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança, mas com a vacina fico mais segura”, disse Gabriela.

 

A mãe, muito emocionada, conta que a família toda teve a doença e uma pessoa acabou falecendo. “Estava contando os dias e estou muito feliz. Aguardando a vez do filho menor, que ainda não tem vacina liberada para a idade dele. Quem já perdeu alguém da família sabe o que essa dose significa. É uma esperança para não perder mais ninguém que a gente ama”, reforça Raquel.

 

Gabriela Gualda Gonçalves, 13 anos, estava ansiosa pela vacina do drive thru: “É muito bom. Me sinto muito realizada. Esperei tanto por isso. É uma grande esperança para todo mundo”.

 

Nesta quarta-feira (01), também foi a vez da imunização coletiva da família Santiago: a avó, Maria Helena, foi tomar sua segunda dose, acompanhada do filho, Eduardo, e do neto, Frederico, de 13 anos, que receberam a primeira dose da imunização.

 

“Eu estou muito bem. Primeiro fiquei bem nervoso, mas foi tranquilo”, disse o adolescente.

 

Nesta quinta-feira (02), será a vez dos adolescentes de 12 anos. Com isso, Niterói chega a idade mínima permitida para vacinar a população da cidade. Sexta (03) e sábado (04) serão dias de repescagem. Para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. A imunização dos adolescentes acontece em oito postos de saúde do município, com a vacina Pfizer.

 

Locais de vacinação 3ª dose (idosos e imunossuprimidos):

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.
Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

 

Locais de vacinação dos jovens de 12 a 17 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner