postheadericon UMAM, em Piratininga, comemora seus 16 anos

Em data que o setor da saúde comemora o Dia do Médico, neste 18/10 também foi celebrado o aniversário da Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro. Completando 16 anos, a unidade situada em Piratininga fornece diversidade de especialidades, exames de imagem em ultrassonografia, raio-x e doppler, e equipe multidisciplinar e integrada.

São mais de 6,5 mil atendimentos mensais em média, cerca de 150 internações e 130 altas ou transferências. Só em setembro foram realizados 12.384 exames e o índice de elogios de “excelente/bom” pela ouvidoria marca a porcentagem de 84,2%.

Comemorando o dia, uma pequena confraternização marcou esta segunda-feira especial. O evento contou com a presença do secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, e do vice-presidente da Atenção Hospitalar e de Emergência (VIPAHE), Ramon Sanchéz.

“Vocês estão de parabéns, um cuidado que vai desde a assistência de qualidade na ponta até o trabalho na gestão”, afirmou Ramon, enquanto o secretário ressaltou a baixa mortalidade, tempo da internação reduzido e baixa infecção hospitalar como indicadores destacados. “É uma equipe que tem sensibilidade no compromisso à vida como também é tecnicamente responsável”, afirmou Rodrigo Oliveira, contextualizando as ações de combate à Covid-19, em que a UMAM constantemente realizava transferências para o Hospital Oceânico, exclusivo para tratar pessoas com a doença.

Demonstração que a pandemia mostra sinais de maior controle em Niterói, revelado por dados como a ocupação de leitos em UTI de apenas 19,9%, em breve, a UMAM irá desmontar sua tenda de atendimento à Covid-19, para entrar no fluxo interno de atendimento. Segundo o diretor da unidade, Marcos André Trindade, “é uma consequência da vacinação e das ações que a atual gestão da saúde conseguiu conquistar'. É gratificante estar comemorando tudo isso aqui hoje, nesta celebração que é dupla, por também ser o Dia do Médico”, afirmou ele que era cirurgião antes de se dedicar integralmente no gerenciamento da unidade.

Em constante relação com o SAMU 192, mas também tendo sua própria ambulância para situações emergenciais, a coordenadora de rotina da unidade, Beatriz Borges, relatava um caso recente que muito se destacou, quando conseguiram encaminhar um paciente com grande urgência para realizar uma cirurgia cardiovascular em um hospital conveniado em Itaperuna: “a família ficou satisfeita e elogiou a velocidade no deslocamento, que indica que o serviço que prestamos aqui vai além do padrão de uma simples UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”.

É em casos como este, no dia a dia, no trabalho do SUS e com uma equipe parceira e qualificada (constantemente são realizados cursos de capacitação para aprimoramento do trabalho dos profissionais), que esses 16 anos de sucesso indicam uma trajetória longa pela frente no cuidado com a vida humana que a Mário Monteiro com tanto afinco abraça.