Principal

postheadericon Novembro Azul: Pedalada é mote para promoção de saúde

 

 

Na conscientização pela Saúde do Homem no Novembro Azul, o sábado do dia 13/11 foi marcado por um passeio ciclístico que saiu do Caminho Niemeyer até a Praia de Icaraí.

 

Profissionais e usuários da rede de saúde municipal foram mobilizados para o trajeto de bicicleta com o objetivo de alertar para a população sobre a importância do cuidado à saúde de forma preventiva.

A ação também antecipou o Dia Mundial do Diabetes que acontece no dia 14/11 desde 1991. Nas tendas montadas nos dois pólos do passeio, profissionais de saúde aferiram pressão e glicemia, bem como realizaram instruções de saúde para os transeuntes.

 

Mais de 60 pessoas participaram da pedalada organizada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Niterói e o seu setor Departamento de Supervisão Técnico Metodológico (DESUM) da  Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF).

 

"O diabetes é uma doença silenciosa que tem afetado um número bem extenso da população", explicou Karla Antunes do Programa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT). Nesta linha, a coordenadora da Saúde do Homem, Sylvia Silva, afirmou que o mote da campanha do Novembro Azul neste ano é "fortalecer o acesso ao homem na atenção básica primária", sabendo dos índices de menor presença da população masculina nas unidades de saúde. "Durante o mês, os trabalhadores da saúde estão mobilizados para trazerem os homens para cuidarem de sua saúde", afirmou.

 

Segundo a médica nefrologista, Gisella Pires, que esteve presente no evento: "problemas vasculares, de impotência e risco de amputações acontecem quando o diabetes não é tratado corretamente. A doença necessita de um diagnóstico rápido e medidas que vão além da ação medicamentosa".

 

Portanto, a adoção de hábitos como a prática de esportes e alimentação saudável é vista como forma de prevenção e controle da doença.

 

Unidades de saúde do município possuem os grupos de HiperDia, em que usuários, uma vez diagnosticados hipertensos e/ou diabéticos seguem em tratamento especializado.

 

"É necessário envolver o conjunto da sociedade na construção de uma comunidade e cidade cada vez mais saudável, além de garantir os serviços de saúde e estabelecer políticas intersetoriais, com a prática de esportes e garantia de emprego e renda", afirmou o secretário de saúde, Rodrigo Oliveira.

 

Entre as diversas parcerias para o evento, a organização destaca a presença da Nittrans, Defesa Civil, Niterói Experience, Bike Anjo, Fikabikecafe, SOS Bike, Medlevision, Sams Club e o enfermeiro Geovane Dimas, representando a área técnica do Estado.

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner