Principal

postheadericon CCZ realiza sala de espera sobre roedores e caracol africano no PMF

 

 

Na quinta-feira (02/12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou atividade de sala de espera sobre roedores e caracol africano no módulo do Programa Médico de Família do Matapaca.


A ação educativa teve como objetivo sensibilizar os usuários sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra roedores urbanos e ao caracol gigante africano (Achatina fulica) em casa e nas áreas públicas.


A equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu o trabalho por meio de bate papo interativo, abordando os seguintes tópicos:  roedores – espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose, e prevenção; caracol gigante africano – origem, ciclo de vida, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.


“Destacamos como pilares na prevenção desses vetores: o descarte, limpeza e organização do quintal. Observamos que no dia-a-dia de alguns usuários o acúmulo de objetos desnecessários é uma prática constante. Nesse sentido, orientamos sobre os riscos à saúde que esses animais sinantrópicos (que vivem junto ao homem) apresentam, e ressaltamos que é necessária a eliminação dos “Quatro As” (alimentação, água, acesso e abrigo)”, contou Patrícia.

 

 


 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner