Principal
Banner

postheadericon Saúde Mental como pauta: Janeiro Branco pelo SAMU 192

 

 

Pelo Janeiro Branco, a base descentralizada do SAMU 192 realizou no dia 17/01, através do Google Meet, um encontro virtual com mais de 30 ouvintes. O convidado era Alex, 'samuzeiro' médico psiquiatra da Marinha.

O debate foi mediado pela enfermeira Livia Guimarães, da Educação Continuada da base do SAMU.

"Elaboramos um roteiro por meio de slides em que foram abordados temas centrais da campanha: a busca pelo equilíbrio, valorização da espiritualidade, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, momentos de lazer e qualidade do sono", afirmou o médico que no SAMU atua como clínico intervencionista.

"Expliquei também a importância se reconhecer sinais de alerta para risco de acometimento da saúde mental e quando procurar ajuda profissional", disse.

Ao final da palestra, os microfones foram abertos para os participantes tirarem suas dúvidas, darem suas opiniões e contribuírem para o evento, que teve grande participação.

Segundo ele ter esse mês para a Saúde Mental vai ao encontro das tendências de outras necessidades em saúde, a exemplo: Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, dentre outros.

"O Janeiro Branco lança a Saúde Mental a uma posição de destaque e visibilidade, lugar onde sempre mereceu estar, bem antes do contexto da pandemia", concluiu agradecendo o apoio de diversas mídias preocupadas em divulgar a necessidade de equilíbrio mental e emocional, em consonância com o conceito da Organização das Nações Unidas (ONU) de Saúde.

Agenda - Em atenção ao Janeiro Branco, a FeSaúde promoveu no dia 31/01, às 12h40, uma roda da conversa, Discutir a importância de cuidar da Saúde Mental. Como funcionam os Centro de Atenção Psicossocial. A importância do cuidado e empático com o colega. O preconceito, discriminação e o sofrimento psíquico.

"O Janeiro Branco é mês importante para discutirmos a Saúde Mental enquanto promoção e prevenção. Uma vida saudável não inclui apenas o corpo biológico, mas também os processos psíquicos, hábitos saudáveis para a mente requer modos de vida com ações de autocuidado e sobretudo uma rede de suporte enquanto cuidado mutuo”, comenta Mírian Ribeiro, gerente de Atenção Psicossocial da FeSaúde.

 

 

 

 

 
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner